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quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Treinamento do Karate - Uso dos Pés Como Armas".

Os pés e os joelhos, são  utilizadas, e se tornam armas eficientes e potentes quando
são utilizados em ação coordenada com outras partes do corpo e reforçadas com exercícios apropriados.


KOSHI (PONTA DO PÉ)
No Karate os chutes são dados com a fronta dos pés.
Curvando os dedos para cima, chicoteando a perna para o alto ou empurrando para frente, é possível dar golpes ao rosto do advmário,
ao peito e à virilha.
O movimento chicoteado (Keague), pode ser vertical ou horizontal, referente ao chão. Enquanto o movimento empurrado (Kekomi) é só horizontal, fóra dar eficiência ao Koishi, levantar os dedos o mais que puder, e contrair a área em volta dos dedos e do tornozelo.


SOKUTO (BORDA EXTERNA DO PÉ)
Esta parte do pé é usada nos chutes laterais.
A borda do pé do lado do dedo mínimo serve como área de batida, seja chicoteando ou empurrando a perna.


KAKATO (CALCANHAR)
Esta área é também chamada de "ensho".
Esta parte do pé é usada para dar golpes para trás e para frente de forma circular.
É extremamente eficaz contra um adversário que tente lhe agarrar por trás ou pelo lado.


HAISOKU (PEITO DO PÉ)
O pé deve ser esticado para baixo com os dedos apontando para o chão. 
Usa-se o "Haisoku" nos golpes diretos chicoteando a perna na direção da virilha ou chicoteando a perna de forma circular 
na direção do rosto do adversário ou peito e costas.
HAISOKU


TSUMASAKI (PONTA DOS DEDOS)
Juntar fortemente os dedos dos pés.
A extremidade dos dedos servem como área de batida.
É usado em golpes diretos chicoteando a perna na direção da virilha ou do plexo do adversário.


HIZAGASHIRA (JOELHO)
Esta área também é chamada de Shitsui (Joelhada).
Como no caso das cotoveladas, usa-se em luta de distância curta, para atacar a virilha, a parte lateral do corpo, as coxas, 
o peito, levando com velocidade o joelho na direção do adversário.


ONTOS IMPORTANTES PARA LEVANTAR E DOBRAR o JOELHO:
MAE-GUERI (CHUTE FRONTAL)
a) Levantar o joelho mantendo a planta do pé paralela ao chão, mas com a ponta levemente mais alta que o calcanhar.
b) Puxar para trás, o máximo que puder, o calcanhar.
O joelho deve fícar a prumo sobre as pontas dos dedos dos pés da perna erguida.
c) Apontar o joelho e os dedos dos pés na mesma direção
d) Apontar os dedos para cima e contrair o tornozela
e) Relaxar a articulação do joelho e mantê-lo flexível, pronto para o movimento sucessivo.


YOKO-GUERI (CHUTE LATERAL)
O método de levantar e dobrar o joelho no golpe de chute lateral é quase idêntico ao do chute frontal.
Todavia, os pontos seguintes são específicos do chute lateral;
a) Cruzar as pernas e levantar o joelho passando com o pé por trás da barriga da perna de sustentação.
b) Após o chute, puxar a perna até encostar a planta do pé no joelho da perna de sustentação.
c) Estender o joelho lateralmente na altura do quadril, apontar os dedos dos pés para frente dirigindo a borda
interna do pé para baixo, paralelamente ao chão.


MAWASHI-GUERI (CHUTE CIRCULAR)
a) Mantendo o corpo em "Hanmi" (de lado), levantar o joelho na altura do abdômen .
Levantar o pé lateralmente próximo dos quadris, com os dedos para o lado e a planta do pé para trás.
b) Levantar a perna de modo que a coxa e parte inferior da perna fiquem na mesma altura e paralelas ao chão.
c) Dobrar o joelho completamente de modo que o calcanhar toque quase o glúteo.

MAWASHIGUERI (CHUTE CIRCULAR)
O Mawashigueri é usado para atacar um adverso que se encontra de frente, com a ponta do pé ou com o peito do pé.
Seja a perna em posição à frente ou a perna em posição atrás.
Ambas podem fazer este tipo de ataque.
Faça girar o pé em volta do corpo com um amplo drcub no momento de atacar, rodando os quadris.
Dê o golpe com um movimento chicoteado da perna, de fora para dentro.
Manter a perna que dá o chute paralela ao chão no momento do impacto.
O chute circular pode dar imia batida forte no rosto, no pescoço, no peito, no abdômen e também nas costas do adversário.
Pode ser aplicado também de dentro para fora, onde leva o nome de Ura-mawashi.


USHIRO-GUERI (CHUTE PARA TRÁS)
Ushiro-gueri é um chute direto dado com o calcanhar para trás.
Mas pode ser também circular.
O golpe pode ser dado chicoteado ou empurrado.
É também possível dar o Ushiro-gueri de surpresa a um alvo colocado na sua frente, dando as costas e chutando rapidamente para trás.
É particularmente eficiente contra um adversário que ataque de frente ou que agarre por trás.
O chute para trás pode ser usado para atacar qualquer parte do corpo do adversário.


PONTOS IMPORTANTES:
a) Manter a parte superior do corpo perpendicular ao chão.
Não se deve inclinar para frente.
b) Formar o Seiken de forma enérgica e correta.
c) Assegure-se que o soco percorra a linha mais direta possível até o alvo.
d) Retirar o outro braço, colocando-o no quadril o mais rápido possível.
e) Manter os ombros relaxados e em posição natural.
Os ombros têm a tendência de empinar ou ficar à frente do outro.
f) Contrair corretamente os músculos abdominais.


PRINCÍPIOS DO CHUTE CHICOTEADO E DO CHUTE EMPURRADO
Existem duas formas de chutar.
A primeira é constituída de um movimento chicoteado e a segunda executa-se estendendo o joelho e empurrando a perna para frente.

KEAGUE (CHUTE CHICOTEADO)
Dê o Keague com um movimento decisivo, iniciando da posição levantada e dobrada do joeUio como foi descrito.
O pé descreve quase um semicírculo durante o movimento. 
Neste golpe; muitas vezes o equilíbrio é precário, por causa da base muito pequena do pé de sustentação, e também porque
a potência do golpe quase sempre é dirigida para cima.
Deve-se retornar mais rapidamente que possível a uma posição mais estável com ambos os pés no chão.
A máxima velocidade é essencial na execução do Keague, como em todos os chutes.
Se o chute for lento não resolve como ataque, e cria um desequilíbrio na posição.
Fala-se que é mais importante recolher o pé depois do chute com velocidade, que executar o movimento inicial para fora.
Isto não significa que o movimento inicial tenha que ser lento.
Deve-se dar o chute com a máxima velocidade e recolher a perna mais rápido ainda.
Recolhendo a perna rapidamente, O adversário não tem condições de agarrá-la, e com isso se recupera o equilíbrio mais rapidamente,
ficando preparado para o movimento seguinte.
Para executar o Keague, levantar e dobrar completamente o joelho e depois estender a musculatura anterior da coxa.
Esta tensão empurra o pé para fora.
Quando a perna estiver completamente estendida, relaxar a musculatura anterior e contrair a posterior.
Desse modo retira-se o pé.
Durante a execução, a perna deve estar muito solta, do início ao fim do chute.
Não deve existir uma pausa visível no momento do impacto. Um relaxamento rápido da musculatiua anterior da coxa causa uma
contração da musculatura posterior, fazendo com que se retire automaticamente a perna.


KEKOMI (CHUTE EMPURRADO)
Da posição com o joelho levantado e dobrado já descrito, o Kekomi pode ser dirigido para frente, lateralmente, ou para trás, 
para golpear um alvo situado na altura do joelho ou da cintura.
Como no caso de um soco direto, cuidar que o pé percorra uma linha mais reta possível na direção do alvo.
O movimento deve ser leve e rápido no início. A máxima potência deve ser concentrada no pé no momento do impacto.
A eficiência deste golpe depende de um cálculo exato da distância e do momento.
O pé deve golpear o alvo no momento em que a perna estiver completamente estendida e demonstrar a máxima potência.
Concluindo:
É importante lembrar que para aplicar o Kekomi é essencial a exata escolha da distância e do tempo contra o adversário.


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