KARATE WADO RYU:
O estilo Wado deriva do Shotokan.
O seu fundador, Mestre Otsuka, praticou Karate com o professor Funakoshi.
O estilo era Shotokan, até que o Mestre Otsuka resolveu se separar e fundar estilo Wado, dando aos katas a denominação antiga de origem chinesa, fazendo algumas modificações nos seus movimentos.
A aplicação do Kata deve ser acompanhado de uma reflexão histórica e intuição.
Por exemplo:
atualmente pratica-se o Karate sobre um assoalho nivelada Antigamente talvez o chão fosse irregular e cheio de pedras.
Talvez os combates acontecessem à noite, com a luz do luar ou de uma lanterna.
Talvez fosse preciso buscar um lugar mais adequado ao equihlDrio e onde houvesse luz.
Praticando ativamente alguns Katas encontramos determinadas intenções táticas que foram colocadas pelos mestres antigos de acordo com as necessidades ou exigências de cada momento.
Não se deve esquecer também que na época feudal japonesa não se estudava uma arte marcial isoladamente.
Eram todas praticadas ao mesmo tempo:
Kendô, ju-jitsu, aikidô, etc.
Hoje em dia é muito raro.
Os métodos atuais de ensino dão condições ao praticante de fazer uma crítica das próprias técnicas, como potência, velocidade, ritma Mas muitas vezes tudo isso ainda é insuficiente.
Como no Kumitê, as cadências (ritmo) não devem ser fixas, já que é prejudicial ao combate.
O Kata é um combate.
O ritmo dele é de luta.
E ai encontramos cadências diferentes que acontecem conforme as circunstâncias.
Todas essas cadências nos fornecem a orientação para encontrar a articulação recíproca dos gestos que vão constituir a harmonia global do Kata.
Por exemplo:
atualmente pratica-se o Karate sobre um assoalho nivelada Antigamente talvez o chão fosse irregular e cheio de pedras.
Talvez os combates acontecessem à noite, com a luz do luar ou de uma lanterna.
Talvez fosse preciso buscar um lugar mais adequado ao equihlDrio e onde houvesse luz.
Praticando ativamente alguns Katas encontramos determinadas intenções táticas que foram colocadas pelos mestres antigos de acordo com as necessidades ou exigências de cada momento.
Não se deve esquecer também que na época feudal japonesa não se estudava uma arte marcial isoladamente.
Eram todas praticadas ao mesmo tempo:
Kendô, ju-jitsu, aikidô, etc.
Hoje em dia é muito raro.
Os métodos atuais de ensino dão condições ao praticante de fazer uma crítica das próprias técnicas, como potência, velocidade, ritma Mas muitas vezes tudo isso ainda é insuficiente.
Como no Kumitê, as cadências (ritmo) não devem ser fixas, já que é prejudicial ao combate.
O Kata é um combate.
O ritmo dele é de luta.
E ai encontramos cadências diferentes que acontecem conforme as circunstâncias.
Todas essas cadências nos fornecem a orientação para encontrar a articulação recíproca dos gestos que vão constituir a harmonia global do Kata.
1. (Heian) Pinham shodan
2. Pinhan Nidan
3. Pinhan Sandan
4. Pinhan yondan
5. Pinhan Godan
6. (Teki) Naiahanchi
7. (Kankundai) Kushanku
8. (Bassai) Passai
9. (Gangaku) Chinto
10. (Hanguetsu) Seishan
11. (Nijushiho) Niseshi
12. (Meykio) Rohai
13. Jion
14. Jitte
15. (Empi) Wanshu.
2. Pinhan Nidan
3. Pinhan Sandan
4. Pinhan yondan
5. Pinhan Godan
6. (Teki) Naiahanchi
7. (Kankundai) Kushanku
8. (Bassai) Passai
9. (Gangaku) Chinto
10. (Hanguetsu) Seishan
11. (Nijushiho) Niseshi
12. (Meykio) Rohai
13. Jion
14. Jitte
15. (Empi) Wanshu.
KATA WADO | ||||||||
KATA PINAN NIDAN
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KARATE KANZEN TAVORENSE DIRETOR TÉCNICO GERAL SHIHAN JOSÉ CARLOS MACHADO |
Os valores aprendidos com a prática dessa arte marcial são os valores que são tão prezados em nossa sociedade cotidiana, afinal é necessária a disciplina e humildade seja na escola, em casa, na rua, no trabalho ou em qualquer lugar. O karatê auxilia as crianças a começar desde pequenas a conhecer a linha que divide seus direitos de seus deveres.
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