KARATE - K1 - KICKBOXING - SUBMISSION - MMA

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Karate - Do - O Treinamento é o Entendimento de um Kata".


KARATE  WADO RYU:
O estilo Wado deriva do Shotokan.
O seu fundador, Mestre Otsuka, praticou Karate com o professor Funakoshi.
O estilo era Shotokan, até que o Mestre Otsuka resolveu se separar e fundar estilo Wado, dando aos katas a denominação antiga de origem chinesa, fazendo algumas modificações nos seus movimentos.


A aplicação do Kata  deve ser acompanhado de uma reflexão histórica e intuição.
Por exemplo:
atualmente pratica-se o Karate sobre um assoalho nivelada Antigamente talvez o chão fosse irregular e cheio de pedras.
Talvez os combates acontecessem à noite, com a luz do luar ou de uma lanterna.
Talvez fosse preciso buscar um lugar mais adequado ao equihlDrio e onde houvesse luz.
Praticando ativamente alguns Katas encontramos determinadas intenções táticas que foram colocadas pelos mestres antigos de acordo com as necessidades ou exigências de cada momento.
Não se deve esquecer também que na época feudal japonesa não se estudava uma arte marcial isoladamente.
Eram todas praticadas ao mesmo tempo:
Kendô, ju-jitsu, aikidô, etc.
Hoje em dia é muito raro.
Os métodos atuais de ensino dão condições ao praticante de fazer uma crítica das próprias técnicas, como potência, velocidade, ritma Mas muitas vezes tudo isso ainda é insuficiente.
Como no Kumitê, as cadências (ritmo) não devem ser fixas, já que é prejudicial ao combate.
O Kata é um combate.
O ritmo dele é de luta.
E ai encontramos cadências diferentes que acontecem conforme as circunstâncias.
Todas essas cadências nos fornecem a orientação para encontrar a articulação recíproca dos gestos que vão constituir a harmonia global do Kata.


1. (Heian) Pinham shodan
2. Pinhan Nidan
3. Pinhan Sandan 
4. Pinhan yondan 
5. Pinhan Godan 
6. (Teki) Naiahanchi 
7. (Kankundai) Kushanku 
8. (Bassai) Passai
9. (Gangaku) Chinto
10. (Hanguetsu) Seishan 
11. (Nijushiho) Niseshi
12. (Meykio) Rohai 
13. Jion 
14. Jitte 
15. (Empi) Wanshu. 

KATA WADO

KATA PINAN NIDAN

KATA PINAN SHODAN 


PINAN SANDAN

KATA PINAN YONDAN

KATA PINAN GODAN
KARATE KANZEN TAVORENSE
 DIRETOR TÉCNICO GERAL SHIHAN JOSÉ CARLOS MACHADO 
O karatê é uma arte marcial que tem raízes no Japão, mas é conhecida mundialmente porque ao mesmo tempo em que é uma grande ferramenta na defesa pessoal, também é um grande formador de caráter e disciplina. E quem não quer que o filho desde cedo aprenda a ter disciplina? Os pilares do karatê consistem em formar os seguintes valores: Disciplina, humildade, respeito e hierarquia.
Os valores aprendidos com a prática dessa arte marcial são os valores que são tão prezados em nossa sociedade cotidiana, afinal é necessária a disciplina e humildade seja na escola, em casa, na rua, no trabalho ou em qualquer lugar. O karatê auxilia as crianças a começar desde pequenas a conhecer a linha que divide seus direitos de seus deveres.

"O Karate não é violência. É comum, sobretudo no Ocidente, se confundir o Karate com violência ou mera demonstração de força física destinada a subjugar o adversário. Esta obra embora seja uma introdução ao treinamento nesta arte, toma o cuidado de deixar claro que o Karate não é uma forma de violência que possa ser confrontada com as armas de fogo. Visto assim, o sentido do Karate se perde. Karate é Arte Marcial e Esporte e deve ser praticado com espírito esportivo e ética para desenvolvimento de corpo e mente em Wado paz e harmonia".

Um samurai chamado Miamoto Musashi, deixou escrito a seguinte frase:
"O VERDADEIRO CAMINHO DA ESPADA É COMO DERROTAR O INIMIGO NA LUTA E NADA MAIS." (Miamoto Musashi 1645).
Outra época, outros tempos, o treinamento tinha o objetivo principal de manter o indivíduo pronto para salvar a integridade física.
Creio que não exista nada mais motivador para o desenvolvimento eficaz de um movimento técnico do que a luta pela sobrevivência.


O Karate é composto de movimentos técnicos de braços e pernas, para a auto defesa e ataque.
O treinamento visa fortalecer o corpo e inteligentemente fazer uso dos membros, aumentando a sua potência que é adquirida através de treinamento específico da modalidade.
A sabedoria dos conhecimentos técnicos não são o produto de um homem só, mas a soma de experiências de várias gerações que as usaram conforme a necessidade do momenta Por este motivo, às vezes encontramos técnicas ou movimentos incompreensíveis, de pouca utilidade prática, mas que no desenvolvimento histórico deve ter sido de muita utilidade.
Temos que levar em conta os lugares da sua origem, a parte geográfica, as suas crenças, o vestuário, o tamanho e força dos seus 
habitantes, períodos de guerra e paz, de opressão, de cultura, enfim, uma série de fatores que nos impedem de dizer quem foi o 
inventor de determinada luta.
O que podemos dizer é que foi o conhecimento experimental do ser humano que produziu tudo isto.


Karate - O Treinamento é o Entendimento de um Kata.

A aplicação do Kata  deve ser acompanhado de uma reflexão histórica e intuição.
Por exemplo:
atualmente pratica-se o Karate sobre um assoalho nivelada Antigamente talvez o chão fosse irregular e cheio de pedras.
Talvez os combates acontecessem à noite, com a luz do luar ou de uma lanterna.
Talvez fosse preciso buscar um lugar mais adequado ao equihlDrio e onde houvesse luz.
Praticando ativamente alguns Katas encontramos determinadas intenções táticas que foram colocadas pelos mestres antigos de acordo com as necessidades ou exigências de cada momento.
Não se deve esquecer também que na época feudal japonesa não se estudava uma arte marcial isoladamente.
Eram todas praticadas ao mesmo tempo:
Kendô, ju-jitsu, aikidô, etc.
Hoje em dia é muito raro.
Os métodos atuais de ensino dão condições ao praticante de fazer uma crítica das próprias técnicas, como potência, velocidade, ritma Mas muitas vezes tudo isso ainda é insuficiente.
Como no Kumitê, as cadências (ritmo) não devem ser fixas, já que é prejudicial ao combate.
O Kata é um combate.
O ritmo dele é de luta.
E ai encontramos cadências diferentes que acontecem conforme as circunstâncias.
Todas essas cadências nos fornecem a orientação para encontrar a articulação recíproca dos gestos que vão constituir a harmonia global do Kata.

KARATE  WADO RYU:
O estilo Wado deriva do Shotokan.
O seu fundador, Mestre Otsuka, praticou Karate com o professor Funakoshi.
O estilo era Shotokan, até que o Mestre Otsuka resolveu se separar e fundar estilo Wado, dando aos katas a denominação antiga de origem chinesa, fazendo algumas modificações nos seus movimentos.

1. (Heian) Pinham shodan
2. Pinhan Nidan
3. Pinhan Sandan 
4. Pinhan yondan 
5. Pinhan Godan 
6. (Teki) Naiahanchi 
7. (Kankundai) Kushanku 
8. (Bassai) Passai
9. (Gangaku) Chinto
10. (Hanguetsu) Seishan 
11. (Nijushiho) Niseshi
12. (Meykio) Rohai 
13. Jion 
14. Jitte 
15. (Empi) Wanshu. 

Treinamento do Karate - Uso das Mãos e dos Pés Como Armas.
Muitas partes do corpo podem ser usadas como armas no Karate.
As mãos e os cotovelos, os pés e os joelhos, são as partes mais utilizadas, e se tornam armas eficientes e potentes quando
são utilizados em ação coordenada com outras partes do corpo e reforçadas com exercícios apropriados.


SEIKEN (SOCO FRONTAL)
O Seiken é a parte do soco situado entre o nó do dedo médio e o nó do dedo indicador.
No momento do impacto toda a força do corpo deve passar numa linha direta através do braço, alcançando o soco.
Deve-se esticar o pulso cuidando para que ele forme uma linha reta com o antebraço.
Se o pulso estiver um pouco dobrado a força não será transferida para o soco e pode até causar lesões.
Esta maneira de bater é a mais usada entre os tipos de socos de Karate, portanto é conveniente exercitá-la mais prolongadamente:


URAKEN (SOCO DORSAL)
No Utaken o soco é como no Seiken.
Todavia a área usada para bater é o dorso da mâo (costas), com particular tensão nos nós dos dedos indicador e médio.
O Uraken é aplicado para atacar o rosto e as partes laterais do tronco do adversário.
O golpe deve ser aplicado com um movimento decisivo e chicoteado do antebraço.


KENTSUI (SOCO MARTELO)
O Kentsui que é também chamado de 'Ktsui (Martelo de Ferro), é formado da mesma maneira do Uraken, mas a parte que bate é a inferior próxima ao dedo mínima Como no Uraken, deve se aproveitar a força decisiva do antebraço para golpear.


IPPON-KEN (SOCO COM o NÓ DO DEDO INDICADOR)
Formar o soco como no Seiken, mas debcando que a articulação central do dedo indicador fique para fora.
O polegar segura o dedo indicador paia reforçar.
Este tipo de soco é usado para atacar o septo nasal, o ponto abaixo do nariz e os pontos entre as costelas.


NAKADAKA-KEN (SOCO COMO o NÓ DO DEDO MÉDIO)
Formar o soco como no Seiken, mas deixando que a articulação central do dedo médio fique para fora.
Com o polegar segurar o dedo indicador e médio, o dedo anular também reforça o médio. As aplicações são as mesmas do Ippon-ken.
NAKADAKA-KEN


HIRAKEN (SOCO COM OS NÓS DOS DEDOS)
Dobrar os dedos para dentro até que as pontas toquem a palma da mão.
Deixar que os dedos se dobrem levemente para baixo no ponto dos nós.
Pressionar com força o polegar contra o indicador.
Este soco é aplicado no ponto abaixo do nariz e entre as costelas do adversário.


KAISHO (MÃO ABERTA)
Não é suficiente manter a mão aberta:
é necessário pressionar junto os dedos.
Deve-se dobrar a articulação do polegar pressionando-o contra a parte lateral da mão.
Como no Seiken, o pulso e o dorso da mão devem formar uma linha reta.
Manter o pulso contraído e não abaixar demais o polegar.
O Kaisho representa a base de partida para todas as técnicas de mão aberta descritas em seguida.


SHUTO (MÃO-FACA, BORDA DA MÃO)
Quando a mão aberta é usada para o Shuto, a força deve chegar aos dedos, para deixá-los resistentes e em tensão.
Isto vale sobretudo para o dedo mínima Imaginar que a força passe pelos dedos e que depois saia pela borda da mão.
Usar a borda da mão como uma faca ou uma espada para golpear os braços ou as pernas do adversário que está atacando.
É usado também com eficiência para atacar a têmpora, a parte lateral do pescoço ou as costelas flutuantes.
Este golpe deve ser aplicado com muita decisão, de fora para dentro ou vice-versa, com velocidade e máxima concentração de força.
SHUTO


HAITO (CANTO DA MÃO)
No Haito deve-se usar a parte da mão oposta do Shuta A área que bate é entre a base do dedo indicador e a primeira articulação do dedo polegar.
Pode ser usada como no Shuta
Haito e Haishu


HAISHU (DORSO DA MÃO)
Usar toda a superfície do dorso da máo para golpear.
O dorso da mão é usado principalmente para defender um soco.
Mas um golpe de haishu aplicado no plexo ou na parte lateral do tronco pode ser muito eficaz.
Haito e Haishu



NUKITE (MÃO LANÇA)
No Nukite a ponta dos três primeiros dedos formam uma superfície bastante plana com uma leve curvatura do dedo médio.
Nos métodos precedentes de formação do Kaisho (Mão aberta), os dedos deviam permanecer esticados.
As pontas dos dedos no Nukite são usadas para golpear o plexo, o ponto central entre os olhos, a axila, e outras partes sensíveis ao ataque com este tipo de golpe.
Quando a mão-Iança é formada com a ponta do dedo indicador e médio, é chamada de Nihon-nukite (Mão lança a dois dedos).
Quando somente o indicador fica esticado, e os outros dedos assumem a posição no Hiraken, temos o Ippon-nukite.


TEISHO (PALMA DA MÃO)
Flexionar a mão para cima dobrando o pulsa Usar o Teisho para afastar o braço do adversário, para o lado ou para baixo.
Este tipo de golpe é muito potente quando é usado para atacar o queixo do adversário.
Teisho


SEIRYUTO (MÃO E ESPADA CHINESA)
Flexionar o pulso de modo que a borda externa da mão e a sua extensão formem uma curva.
Rara manter a posição, forçar a borda da mão para frente.
Usado para atacar o rosto ou a clavícula.


KUMADE (MÃO DE URSO)
Formar o Kumade dobrando os dedos até que as pontas toquem de leve a palma da mão. Dobrar o polegar forçando-o contra a palma.
Manter a palma da mão estendida e em tensão, usando toda a sua superfície para atacar.
Atacar o rosto com um golpe direto para frente, ou com um movimento redondo lateral, como uma patada de urso, de raspão.


KAKUTO (MÃO COMO CABEÇA DE GRU, GARÇA)
Dobrar o máximo que puder a mão para baixo e usar a parte do pulso que forma a curva como superfície de batida.
Pode ser usado para atacar o braço do adversário quando este lança socos altos ou golpear a axila com movimento vibrante.


KEITO (MÃO COMO CABEÇA DE GALO)
Dobrar a mão em direção oposta aquela do Seiryuto e flexionar os dedos e o polegar levemente para dentra.
A superfície de batida será entre o pulso e a base da articulação do polegar.
As finalidades de aplicação são as mesmas do Kakuto.
Keito


WASHIDE (MÂO COMO CABEÇA DE AGUIA)
Juntar e apertar os dedos até que fiquem parecidos como um bico de águia.
O Washide é util para atacar a garganta e outros pontos vitais do corpo.


WAN (ANTEBRAÇO)
O antebraço é usado principalmente para defender e desviar um ataque de perna ou de braço.
A parte do antebraço do lado do polegar é chamado de Nai-wan (interno) e a parte oposta de Gai-wan (externo).


HLN (EMPI, COTOVELO)
Conhecido mais como Empi, esta parte do braço pode ser usada para dar um golpe enérgico em qualquer parte do corpo adversário. Por exemplo, no rosto, no peito, no abdômen .
É particularmente eficaz quando o adversário se encontra muito perto.
Os golpes de cotovelo são aplicados em um adversário que esteja na frente, atrás, ou de lado.
O golpe pode ser dirigido para dma, para baixo, com movimento circular, como também em uma linha paralela ao chão.
Dando este golpe, pode se usar a parte em volta da ponta do cotovelo, mas a área escolhida depende na prática da direção do golpe.




"Golpes de Karate - Princípio de Utilização das Mãos".

OI-ZUKI (SOCO LONGO Aplicado DANDO UM PASSO A FRENTE)
O Oi-zuki é um soco dado no final de um longo passo para frente.
Neste movimento o centro de gravidade recebe um grande deslocamento.
A velocidade do corpo lançado para frente dá uma força adicional ao soco, resultando num soco mais forte daquele que poderia obter parado.
Para executar o Oi-zuki, faça um passo à frente com a perna de trás, passando da posição frontal esquerda para posição frontal direita.
Ao mesmo tempo, ataque o rosto ou o peito com o Seiken do braço direito.
Exemplificando:
se o passo foi feito com a perna direita, ataque com a mão direita.
OI-ZUKI


GUIAKU-ZUKI (SOCO CONTRÁRIO A PERNA QUE AVANÇA)
Este tipo de soco deve ser aplicado da posição Zenkutsu-dachi e com o corpo em Hanmi.
O braço de aplicação deve ser mantido no lado do quadril, enquanto que o outro será esticado para frente.
Cuidar para que o joelho da perna da frente esteja bloqueado e a perna bem firme no chão, sem se mexer no momento da execução da técnica.
Lançar para frente o soco rodando simultaneamente os quadris c estendendo fortemente a perna de trás sem perder a aderência do pé no chão.
O braço aposto deverá ser puxado rapidamente ao lado do quadriu correspondente.
A musculatura abdominal inferior deverá empurrar para frente estando fortemente contraída com a colaboração de todos

os músculos, obtido através de uma completa e violenta expiração.
A contração muscular do braço que dá o soco deve estar concentrada no antebraço - no trícips e no bícips - e mantida por uma tensão
do dorsal médio e peitoral que constituem as bases de apoio ao soco no momento do impacto sobre o alvo.
Após a execução, recolocar o braço na posição inicial relaxando compktamente todas as partes musculares envolvidas.


KIZAMI-ZUKI (SOCO CURTO, TIPO ESTOQUE COM O BRAÇO DA FRENTE)
O Kizami-zuki é tipo de soco rápido e reto, aplicado como uma estocada para frente em posição frontal, usando a rotação dos quadris
de forma inversa ao Guiaku-zuki e aproveitando a impulsão obtida com a perna de trás.
O Kizami-zuki pode ser um golpe decisivo, mas geralmente é usado para desequilibrar o adversário, preparando para liquidá-lo com o braço de trás.
Os socos descritos acima são os mais treinados nos fundamentos onde o movimento é de forma direta e são básicos para quase todos os outros tipos de soco, tais como:
Ague-zu-ki, Ura-zuki, Mawashi-zuki, Kagui-zu-ki, Morote-zuki.





UCHI (BATIDAS VIBRANTES) URAKEN-UCHI (GOLPE COM o DORSO DA MÃO)
Com o cotovelo como centro, dê um golpe chicoteado para fora com um círculo de 180 graus.
No Uraken-uchi, tanto o dorso da mão como a ponta dos nós dos dedos indicador e médio são uülizados para golpear o alvo.
Esta técnica se torna ainda mais eficiente se o golpe chicoteado é também dado com o pulso, além do cotovelo.
Todavia, no início é a chicotada dada com o cotovelo que tem importância, por isso mesmo deve ser aprendido com perfeição.


KENTSUI-UCHi (SOCO À MARTELADA)
No soco à martelada, a parte que bate é a base da mão fechada do lado do dedo mínima.
É usado principalmente para golpear o rosto, o plexo e as partes laterais do tronco do adversário.
O golpe com o dorso da mão e o da martelada podem ser usados tanto num plano horizontal como vertical.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
a) Evite aplicar o golpe com todo o braço.
Utilize o antebraço fixado no cotovelo como uma chicotada, para desenvolver uma técnica rápida e eficiente.
b) No caso de um golpe horizontal, o antebraço percorre uma linha paralela ao chão.
Se o golpe é aplicado em um plano vertical, o soco percorre um semicírculo do peito para cima e depois novamente para baixo, até o alvo


SHUTO-UCHI (GOLPE COM A BORDA DA MÃO)
O golpe com a borda da mão é aplicado de forma parecida ao Ura-ken.
Todavia, ao contrário deste, o shuto-uchi utiliza a margem da mão aberta para bater.
Utilizar esta técnica para atacar as têmporas, a parte lateral do pescoço e as partes laterais do corpo do adversário.
Pode-se aplicar o golpe de duas maneiras.
Por exemplo; pode-se usar a mão direita para dar o golpe, que tanto poderá movimentar-se da esquerda para direita
(do interior para o exterior) como da direita para esquerda (do exterior para o interior).
SHUTO-UCHI
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
a) A exata rotação dos quadris é de importância básica.
Quando se golpea do interior para o exterior, rodar os quadris em sentido oposto ao golpe.
Quando se golpea do exterior para o interior, rodar os quadris na mesma direção do golpe.
Se o movimento dos quadris precede o movimento da mão, o efeito do golpe será fraco.
É muito importante que a mão oposta seja colocada com força em Hikite ao lado do quadril correspondente, 
favorecendo o movimento dos quadris acima descrito.
b) Para obter potência máxima, rodar a mão que golpeia em 180 graus da posição iniciai para o alvo.


EMPI-UCHI (BATIDAS DE COTOVELO)
Este golpe deve ser executado levando o cotovelo para frente, de lado, para trás, para cima e para baixo.
O golpe de cotovelo é eficiente nas situações em que não se tem a possibilidade de bater com o soco, devido à curta distânda.
Conforme a direção do golpe de cotovelo, a denominação é a seguinte:
Mae-empi-uchi (Golpe para frente)

Yoko-empi-uchi (Golpe para o lado)

Ushiro-empi-uchi (Golpe para trás)

Ague-empi-uchi (Golpe para cima)


CARACTERÍSTICAS DAS TÉCNICAS DE DEFESA:
A defesa contra um ataque no Karate é um procedimento mais complicado do que parece.
Para começar, é necessário antecipar a natureza e a direção do ataque do adversário antes da aplicação defensiva.
No momento de defender, deve-se procurar tomar a iniciativa para conduzir a luta e transformar o ataque do adversário em um movimento vantajoso para si.
Os seguintes métodos ilustram as várias técnicas de defesa.
a) Bloquear batendo no braço ou na perna do adversário com força suficiente para desestimular um novo ataque.
De certa forma, este tipo de defesa pode ser definido como ataque.
b) Defender o ataque com força suficiente para desviar a trajetória do ataque.
Esta ação é chamada de Nagashi-uke (defesa desviante).
c) Defender e atacar.
Defender o ataque e contra-atacar sem exitações.
É possível também defender e atacar com o braço que fez a defesa:
Zuki-uke, Ague-zuki.
d) Bloquear o ataque no momento em que está para se iniciar.
Para fazer isto é necessário prever o ataque.
e) Defender e depois recuar em uma posição segura até que se apresente uma oportunidade de passar ao contra-ataque.


GUEDAN-BARAl (DEFESA BAJXA VARRIDA)
Iniciar a defesa para baixo com o punho direito próximo da orelha esquerda e com o dorso dirigido para o lado esquerdo.
Golpear para baixo, esticando o cotovelo e desviando lateralmente o ataque do adversário, batendo com a área inferior do pulso.
Concluir a defesa para baixo com o braço estendido e com a mão um pouco acima do joelho direito.


JODAN AGUE-UKE (DEFESA ALTA)
Da sua posição de partida, levar o braço que serve para bloquear para cima e para frente, concluindo o movimento com o antebraço 
na frente da testa. O percurso do braço descreve uma curva.
Cuidar para que o braço que se retira (Hikite) passe na frente do nariz.
Se o movimento for executado corretamente, os dois braços formarão uma cruz quando passarem na frente do rosto.
Não esqueça de manter o cotovelo perto do corpo no início do movimento de defesa.
A superfície que bate neste tipo de defesa é o punho fechado até quase 7cm da área óssea inferior ao pulso.
JODAN AGUE-UKE


CHUDAN-UCHI-UKE (DEFESA MÉDIA DO INTERIOR PARA o EXTERIOR)
Colocar o braço direito dobrado em um ângulo de 90 graus, embaixo do braço esquerdo que se mantém esticado.
Retirar com vigor (Hikite), o braço esquerdo e lançar o braço direito para fora.
O movimento termina idêntico ao Chudan-uchi-uke, mudando somente a parte que bate, que será a base da articulação do dedo polegar e o início do pulso.


CHUDAN-SOTO-UKE (DEFESA MÉDIA DO EXTERIOR PARA o INTERIOR)
Levantar lateralmente o braço direito mantendo a mão fechada perto da orelha direita.
Neste momento, a parte de baixo do pulso deverá estar apontada para direita.
Com o cotovelo dobrado a 90 graus, levar o braço para baixo e para frente de encontro ao ataque dirigido contra o seu peito.
No instante em que o seu braço se encontra com o adversário, o punho deve manter o dorso apontado para o adversário, mantendo-o à altura do seu queixo, com o braço quase perpendicular ao chão.


CHUDAN SHUTO UKE (DEFESA MÉDIA COM A BORDA DA MÃO)
Iniciar com a mão direita aberta.
Levá-la próxima à orelha esquerda, com o dorso dirigido para o exterior.
Dê um golpe decisivo para frente, puxando o braço esquerdo (Hikite) e girando o tronco em sentido anti-horário.
Mantenha o braço que defende dobrado e perpendicular ao antebraço, que deve gjrar levemente.
As defesas acima descritas são as mais importantes para o treinamento de Karate.
Existem outras maneiras de defender com os braços e as mãos, pressionando ou desviando o ataque.
Estas defesas são encontradas em muitos "Katas", mas a sua eficiência depende do tempo gasto no treinamento das defesas fundamentais.
CHUDAN SHUTO UKE


DENOMINAÇÃO DE DEFESAS AVANÇADAS
a) Haiwan-nagashi-uke (Defesa desviante com a parte interna do antebraço).
Haiwan-nagashi-uke


b) Te-nagashi-Uke (Defesa desviante com a mão).
Te-nagashi-Uke


c) Te-ossae-uke (Defesa pressionada com a mão).
Te-ossae-uke




"Treinamento do Karate - Uso dos Pés Como Armas".

Os pés e os joelhos, são  utilizadas, e se tornam armas eficientes e potentes quando
são utilizados em ação coordenada com outras partes do corpo e reforçadas com exercícios apropriados.


KOSHI (PONTA DO PÉ)
No Karate os chutes são dados com a fronta dos pés.
Curvando os dedos para cima, chicoteando a perna para o alto ou empurrando para frente, é possível dar golpes ao rosto do advmário,
ao peito e à virilha.
O movimento chicoteado (Keague), pode ser vertical ou horizontal, referente ao chão. Enquanto o movimento empurrado (Kekomi) é só horizontal, fóra dar eficiência ao Koishi, levantar os dedos o mais que puder, e contrair a área em volta dos dedos e do tornozelo.


SOKUTO (BORDA EXTERNA DO PÉ)
Esta parte do pé é usada nos chutes laterais.
A borda do pé do lado do dedo mínimo serve como área de batida, seja chicoteando ou empurrando a perna.


KAKATO (CALCANHAR)
Esta área é também chamada de "ensho".
Esta parte do pé é usada para dar golpes para trás e para frente de forma circular.
É extremamente eficaz contra um adversário que tente lhe agarrar por trás ou pelo lado.


HAISOKU (PEITO DO PÉ)
O pé deve ser esticado para baixo com os dedos apontando para o chão. 
Usa-se o "Haisoku" nos golpes diretos chicoteando a perna na direção da virilha ou chicoteando a perna de forma circular 
na direção do rosto do adversário ou peito e costas.
HAISOKU


TSUMASAKI (PONTA DOS DEDOS)
Juntar fortemente os dedos dos pés.
A extremidade dos dedos servem como área de batida.
É usado em golpes diretos chicoteando a perna na direção da virilha ou do plexo do adversário.


HIZAGASHIRA (JOELHO)
Esta área também é chamada de Shitsui (Joelhada).
Como no caso das cotoveladas, usa-se em luta de distância curta, para atacar a virilha, a parte lateral do corpo, as coxas, 
o peito, levando com velocidade o joelho na direção do adversário.


ONTOS IMPORTANTES PARA LEVANTAR E DOBRAR o JOELHO:
MAE-GUERI (CHUTE FRONTAL)
a) Levantar o joelho mantendo a planta do pé paralela ao chão, mas com a ponta levemente mais alta que o calcanhar.
b) Puxar para trás, o máximo que puder, o calcanhar.
O joelho deve fícar a prumo sobre as pontas dos dedos dos pés da perna erguida.
c) Apontar o joelho e os dedos dos pés na mesma direção
d) Apontar os dedos para cima e contrair o tornozela
e) Relaxar a articulação do joelho e mantê-lo flexível, pronto para o movimento sucessivo.


YOKO-GUERI (CHUTE LATERAL)
O método de levantar e dobrar o joelho no golpe de chute lateral é quase idêntico ao do chute frontal.
Todavia, os pontos seguintes são específicos do chute lateral;
a) Cruzar as pernas e levantar o joelho passando com o pé por trás da barriga da perna de sustentação.
b) Após o chute, puxar a perna até encostar a planta do pé no joelho da perna de sustentação.
c) Estender o joelho lateralmente na altura do quadril, apontar os dedos dos pés para frente dirigindo a borda
interna do pé para baixo, paralelamente ao chão.


MAWASHI-GUERI (CHUTE CIRCULAR)
a) Mantendo o corpo em "Hanmi" (de lado), levantar o joelho na altura do abdômen .
Levantar o pé lateralmente próximo dos quadris, com os dedos para o lado e a planta do pé para trás.
b) Levantar a perna de modo que a coxa e parte inferior da perna fiquem na mesma altura e paralelas ao chão.
c) Dobrar o joelho completamente de modo que o calcanhar toque quase o glúteo.

MAWASHIGUERI (CHUTE CIRCULAR)
O Mawashigueri é usado para atacar um adverso que se encontra de frente, com a ponta do pé ou com o peito do pé.
Seja a perna em posição à frente ou a perna em posição atrás.
Ambas podem fazer este tipo de ataque.
Faça girar o pé em volta do corpo com um amplo drcub no momento de atacar, rodando os quadris.
Dê o golpe com um movimento chicoteado da perna, de fora para dentro.
Manter a perna que dá o chute paralela ao chão no momento do impacto.
O chute circular pode dar imia batida forte no rosto, no pescoço, no peito, no abdômen e também nas costas do adversário.
Pode ser aplicado também de dentro para fora, onde leva o nome de Ura-mawashi.


USHIRO-GUERI (CHUTE PARA TRÁS)
Ushiro-gueri é um chute direto dado com o calcanhar para trás.
Mas pode ser também circular.
O golpe pode ser dado chicoteado ou empurrado.
É também possível dar o Ushiro-gueri de surpresa a um alvo colocado na sua frente, dando as costas e chutando rapidamente para trás.
É particularmente eficiente contra um adversário que ataque de frente ou que agarre por trás.
O chute para trás pode ser usado para atacar qualquer parte do corpo do adversário.


PONTOS IMPORTANTES:
a) Manter a parte superior do corpo perpendicular ao chão.
Não se deve inclinar para frente.
b) Formar o Seiken de forma enérgica e correta.
c) Assegure-se que o soco percorra a linha mais direta possível até o alvo.
d) Retirar o outro braço, colocando-o no quadril o mais rápido possível.
e) Manter os ombros relaxados e em posição natural.
Os ombros têm a tendência de empinar ou ficar à frente do outro.
f) Contrair corretamente os músculos abdominais.


PRINCÍPIOS DO CHUTE CHICOTEADO E DO CHUTE EMPURRADO
Existem duas formas de chutar.
A primeira é constituída de um movimento chicoteado e a segunda executa-se estendendo o joelho e empurrando a perna para frente.

KEAGUE (CHUTE CHICOTEADO)
Dê o Keague com um movimento decisivo, iniciando da posição levantada e dobrada do joeUio como foi descrito.
O pé descreve quase um semicírculo durante o movimento. 
Neste golpe; muitas vezes o equilíbrio é precário, por causa da base muito pequena do pé de sustentação, e também porque
a potência do golpe quase sempre é dirigida para cima.
Deve-se retornar mais rapidamente que possível a uma posição mais estável com ambos os pés no chão.
A máxima velocidade é essencial na execução do Keague, como em todos os chutes.
Se o chute for lento não resolve como ataque, e cria um desequilíbrio na posição.
Fala-se que é mais importante recolher o pé depois do chute com velocidade, que executar o movimento inicial para fora.
Isto não significa que o movimento inicial tenha que ser lento.
Deve-se dar o chute com a máxima velocidade e recolher a perna mais rápido ainda.
Recolhendo a perna rapidamente, O adversário não tem condições de agarrá-la, e com isso se recupera o equilíbrio mais rapidamente,
ficando preparado para o movimento seguinte.
Para executar o Keague, levantar e dobrar completamente o joelho e depois estender a musculatura anterior da coxa.
Esta tensão empurra o pé para fora.
Quando a perna estiver completamente estendida, relaxar a musculatura anterior e contrair a posterior.
Desse modo retira-se o pé.
Durante a execução, a perna deve estar muito solta, do início ao fim do chute.
Não deve existir uma pausa visível no momento do impacto. Um relaxamento rápido da musculatiua anterior da coxa causa uma
contração da musculatura posterior, fazendo com que se retire automaticamente a perna.


KEKOMI (CHUTE EMPURRADO)
Da posição com o joelho levantado e dobrado já descrito, o Kekomi pode ser dirigido para frente, lateralmente, ou para trás, 
para golpear um alvo situado na altura do joelho ou da cintura.
Como no caso de um soco direto, cuidar que o pé percorra uma linha mais reta possível na direção do alvo.
O movimento deve ser leve e rápido no início. A máxima potência deve ser concentrada no pé no momento do impacto.
A eficiência deste golpe depende de um cálculo exato da distância e do momento.
O pé deve golpear o alvo no momento em que a perna estiver completamente estendida e demonstrar a máxima potência.
Concluindo:
É importante lembrar que para aplicar o Kekomi é essencial a exata escolha da distância e do tempo contra o adversário.