KARATE - K1 - KICKBOXING - SUBMISSION - MMA

terça-feira, 17 de setembro de 2024

"KARATÊ E SEUS ENCANTOS"

 

A história do Karatê

Okinawa pertencia a China durante a dinastia Ming e o intercâmbio cultural foi inevitável. Após o final da dinastia Ming, Okinawa passa a ser dominada pelo Japão. Querendo evitar uma rebelião, os japoneses proíbem o uso de armas de fogo em Okinawa. A população começou a utilizar pés e mãos como forma de defesa, os mestres selecionavam os alunos e seus treinos eram secretos.

A repressão da elite japonesa era tão grande que foi comparada com a perseguição a capoeira no Brasil Imperial.

No séc. XIX com a liberação do uso de armas de fogo, a história do karatê muda, a partir daí, o karatê começa a ser praticado com enfoque em educação fisica e fundamentação espiritual, sendo introduzido como educação física em 1905.

O principal responsável por popularizar o karatê fora de Okinawa foi o mestre Gichin Funakoshi. Em 1916 fez a primeira demonstração pública, na cidade de Kyoto, em 1921 faz uma apresentação para Hiroshita, o futuro imperador do Japão. Em 1923, o mestre Funakoshi se muda para Tóquio com intuito de propagar o karatê no Japão, sempre buscando formar homens como cidadãos úteis a sociedade.

Após a derrota japonesa na 2ª Guerra Mundial, as forças Norte Americanas dominaram o Japão e proibiram a prática do karatê. Porém, alguns alunos de Funakoshi convenceram que o karatê era um esporte inofensivo, além disso, alguns soldados americanos estavam interessados em aprender aquela nova arte marcial. Assim com a imigração japonesa, o karatê se propagou pelo mundo ganhando adeptos de várias nações do mundo.

Por muito tempo o karatê foi disputado de forma amadora, sem o conceito de competição. Através dos anos e com mais adeptos praticando o esporte, o conceito de competição foi se incorporando e tornado a modalidade mais profissional. Assim, se difundindo ainda mais ao redor do mundo.


Em Joaquim Távora o Karate Tavorense começou a ser praticado em 1998, com o Professor Celio Santos naquela época , já faixa preta 1⁰ Dan, 

Porém, o Karate Tavorense começou efetivamente a ser difundido no início da década de 2000 ( 2002 ) onde começamos a competir  em campeonatos regionais , estaduais e nacionais.

O nosso Karatê Tavorense participou de Inúmeros campeonatos e conquistando medalhas em Campeonatos Mundial, Sul-americano Brasileiro Estadual e regionais de Karate. 

Atualmente, o Karate Tavorense encontra-se em evidência e muito bem representado a nível de Estadual e Nacional prova disso é o Atleta revelação Celso Ferreira de Almeida Neto sagrou-se Campeão Brasileiro de Karatê  que aconteceu nesse final de semana nos dias 12,13,14 e 15 de setembro no Complexo do Ibirapuera SP. Celso Neto é estudante da Escola Cívico Militar São Sebastião e Campeão Paranaense 2023 e atual Campeão Brasileiro  de Karatê 2024.  

O karatê Tavorense tem como principal objetivo ensinar, fundamentos de Karate, hierarquia,  respeito, auto controle,  associados com conceitos básicos de cidadania diretos e deveres, treinamento físico.

Nosso objetivo principal é formar Campeões Para a Vida através da prática do Karatê-Do trabalhamos a formação do caráter e como pessoas de nossas crianças e adolescentes.