KARATE - K1 - KICKBOXING - SUBMISSION - MMA

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"O Karate não é violência. É comum, sobretudo no Ocidente, se confundir o Karate com violência ou mera demonstração de força física destinada a subjugar o adversário. Esta obra embora seja uma introdução ao treinamento nesta arte, toma o cuidado de deixar claro que o Karate não é uma forma de violência que possa ser confrontada com as armas de fogo. Visto assim, o sentido do Karate se perde. Karate é Arte Marcial e Esporte e deve ser praticado com espírito esportivo e ética para desenvolvimento de corpo e mente em Wado paz e harmonia".

Um samurai chamado Miamoto Musashi, deixou escrito a seguinte frase:
"O VERDADEIRO CAMINHO DA ESPADA É COMO DERROTAR O INIMIGO NA LUTA E NADA MAIS." (Miamoto Musashi 1645).
Outra época, outros tempos, o treinamento tinha o objetivo principal de manter o indivíduo pronto para salvar a integridade física.
Creio que não exista nada mais motivador para o desenvolvimento eficaz de um movimento técnico do que a luta pela sobrevivência.


O Karate é composto de movimentos técnicos de braços e pernas, para a auto defesa e ataque.
O treinamento visa fortalecer o corpo e inteligentemente fazer uso dos membros, aumentando a sua potência que é adquirida através de treinamento específico da modalidade.
A sabedoria dos conhecimentos técnicos não são o produto de um homem só, mas a soma de experiências de várias gerações que as usaram conforme a necessidade do momenta Por este motivo, às vezes encontramos técnicas ou movimentos incompreensíveis, de pouca utilidade prática, mas que no desenvolvimento histórico deve ter sido de muita utilidade.
Temos que levar em conta os lugares da sua origem, a parte geográfica, as suas crenças, o vestuário, o tamanho e força dos seus 
habitantes, períodos de guerra e paz, de opressão, de cultura, enfim, uma série de fatores que nos impedem de dizer quem foi o 
inventor de determinada luta.
O que podemos dizer é que foi o conhecimento experimental do ser humano que produziu tudo isto.


Karate - O Treinamento é o Entendimento de um Kata.

A aplicação do Kata  deve ser acompanhado de uma reflexão histórica e intuição.
Por exemplo:
atualmente pratica-se o Karate sobre um assoalho nivelada Antigamente talvez o chão fosse irregular e cheio de pedras.
Talvez os combates acontecessem à noite, com a luz do luar ou de uma lanterna.
Talvez fosse preciso buscar um lugar mais adequado ao equihlDrio e onde houvesse luz.
Praticando ativamente alguns Katas encontramos determinadas intenções táticas que foram colocadas pelos mestres antigos de acordo com as necessidades ou exigências de cada momento.
Não se deve esquecer também que na época feudal japonesa não se estudava uma arte marcial isoladamente.
Eram todas praticadas ao mesmo tempo:
Kendô, ju-jitsu, aikidô, etc.
Hoje em dia é muito raro.
Os métodos atuais de ensino dão condições ao praticante de fazer uma crítica das próprias técnicas, como potência, velocidade, ritma Mas muitas vezes tudo isso ainda é insuficiente.
Como no Kumitê, as cadências (ritmo) não devem ser fixas, já que é prejudicial ao combate.
O Kata é um combate.
O ritmo dele é de luta.
E ai encontramos cadências diferentes que acontecem conforme as circunstâncias.
Todas essas cadências nos fornecem a orientação para encontrar a articulação recíproca dos gestos que vão constituir a harmonia global do Kata.

KARATE  WADO RYU:
O estilo Wado deriva do Shotokan.
O seu fundador, Mestre Otsuka, praticou Karate com o professor Funakoshi.
O estilo era Shotokan, até que o Mestre Otsuka resolveu se separar e fundar estilo Wado, dando aos katas a denominação antiga de origem chinesa, fazendo algumas modificações nos seus movimentos.

1. (Heian) Pinham shodan
2. Pinhan Nidan
3. Pinhan Sandan 
4. Pinhan yondan 
5. Pinhan Godan 
6. (Teki) Naiahanchi 
7. (Kankundai) Kushanku 
8. (Bassai) Passai
9. (Gangaku) Chinto
10. (Hanguetsu) Seishan 
11. (Nijushiho) Niseshi
12. (Meykio) Rohai 
13. Jion 
14. Jitte 
15. (Empi) Wanshu. 

Treinamento do Karate - Uso das Mãos e dos Pés Como Armas.
Muitas partes do corpo podem ser usadas como armas no Karate.
As mãos e os cotovelos, os pés e os joelhos, são as partes mais utilizadas, e se tornam armas eficientes e potentes quando
são utilizados em ação coordenada com outras partes do corpo e reforçadas com exercícios apropriados.


SEIKEN (SOCO FRONTAL)
O Seiken é a parte do soco situado entre o nó do dedo médio e o nó do dedo indicador.
No momento do impacto toda a força do corpo deve passar numa linha direta através do braço, alcançando o soco.
Deve-se esticar o pulso cuidando para que ele forme uma linha reta com o antebraço.
Se o pulso estiver um pouco dobrado a força não será transferida para o soco e pode até causar lesões.
Esta maneira de bater é a mais usada entre os tipos de socos de Karate, portanto é conveniente exercitá-la mais prolongadamente:


URAKEN (SOCO DORSAL)
No Utaken o soco é como no Seiken.
Todavia a área usada para bater é o dorso da mâo (costas), com particular tensão nos nós dos dedos indicador e médio.
O Uraken é aplicado para atacar o rosto e as partes laterais do tronco do adversário.
O golpe deve ser aplicado com um movimento decisivo e chicoteado do antebraço.


KENTSUI (SOCO MARTELO)
O Kentsui que é também chamado de 'Ktsui (Martelo de Ferro), é formado da mesma maneira do Uraken, mas a parte que bate é a inferior próxima ao dedo mínima Como no Uraken, deve se aproveitar a força decisiva do antebraço para golpear.


IPPON-KEN (SOCO COM o NÓ DO DEDO INDICADOR)
Formar o soco como no Seiken, mas debcando que a articulação central do dedo indicador fique para fora.
O polegar segura o dedo indicador paia reforçar.
Este tipo de soco é usado para atacar o septo nasal, o ponto abaixo do nariz e os pontos entre as costelas.


NAKADAKA-KEN (SOCO COMO o NÓ DO DEDO MÉDIO)
Formar o soco como no Seiken, mas deixando que a articulação central do dedo médio fique para fora.
Com o polegar segurar o dedo indicador e médio, o dedo anular também reforça o médio. As aplicações são as mesmas do Ippon-ken.
NAKADAKA-KEN


HIRAKEN (SOCO COM OS NÓS DOS DEDOS)
Dobrar os dedos para dentro até que as pontas toquem a palma da mão.
Deixar que os dedos se dobrem levemente para baixo no ponto dos nós.
Pressionar com força o polegar contra o indicador.
Este soco é aplicado no ponto abaixo do nariz e entre as costelas do adversário.


KAISHO (MÃO ABERTA)
Não é suficiente manter a mão aberta:
é necessário pressionar junto os dedos.
Deve-se dobrar a articulação do polegar pressionando-o contra a parte lateral da mão.
Como no Seiken, o pulso e o dorso da mão devem formar uma linha reta.
Manter o pulso contraído e não abaixar demais o polegar.
O Kaisho representa a base de partida para todas as técnicas de mão aberta descritas em seguida.


SHUTO (MÃO-FACA, BORDA DA MÃO)
Quando a mão aberta é usada para o Shuto, a força deve chegar aos dedos, para deixá-los resistentes e em tensão.
Isto vale sobretudo para o dedo mínima Imaginar que a força passe pelos dedos e que depois saia pela borda da mão.
Usar a borda da mão como uma faca ou uma espada para golpear os braços ou as pernas do adversário que está atacando.
É usado também com eficiência para atacar a têmpora, a parte lateral do pescoço ou as costelas flutuantes.
Este golpe deve ser aplicado com muita decisão, de fora para dentro ou vice-versa, com velocidade e máxima concentração de força.
SHUTO


HAITO (CANTO DA MÃO)
No Haito deve-se usar a parte da mão oposta do Shuta A área que bate é entre a base do dedo indicador e a primeira articulação do dedo polegar.
Pode ser usada como no Shuta
Haito e Haishu


HAISHU (DORSO DA MÃO)
Usar toda a superfície do dorso da máo para golpear.
O dorso da mão é usado principalmente para defender um soco.
Mas um golpe de haishu aplicado no plexo ou na parte lateral do tronco pode ser muito eficaz.
Haito e Haishu



NUKITE (MÃO LANÇA)
No Nukite a ponta dos três primeiros dedos formam uma superfície bastante plana com uma leve curvatura do dedo médio.
Nos métodos precedentes de formação do Kaisho (Mão aberta), os dedos deviam permanecer esticados.
As pontas dos dedos no Nukite são usadas para golpear o plexo, o ponto central entre os olhos, a axila, e outras partes sensíveis ao ataque com este tipo de golpe.
Quando a mão-Iança é formada com a ponta do dedo indicador e médio, é chamada de Nihon-nukite (Mão lança a dois dedos).
Quando somente o indicador fica esticado, e os outros dedos assumem a posição no Hiraken, temos o Ippon-nukite.


TEISHO (PALMA DA MÃO)
Flexionar a mão para cima dobrando o pulsa Usar o Teisho para afastar o braço do adversário, para o lado ou para baixo.
Este tipo de golpe é muito potente quando é usado para atacar o queixo do adversário.
Teisho


SEIRYUTO (MÃO E ESPADA CHINESA)
Flexionar o pulso de modo que a borda externa da mão e a sua extensão formem uma curva.
Rara manter a posição, forçar a borda da mão para frente.
Usado para atacar o rosto ou a clavícula.


KUMADE (MÃO DE URSO)
Formar o Kumade dobrando os dedos até que as pontas toquem de leve a palma da mão. Dobrar o polegar forçando-o contra a palma.
Manter a palma da mão estendida e em tensão, usando toda a sua superfície para atacar.
Atacar o rosto com um golpe direto para frente, ou com um movimento redondo lateral, como uma patada de urso, de raspão.


KAKUTO (MÃO COMO CABEÇA DE GRU, GARÇA)
Dobrar o máximo que puder a mão para baixo e usar a parte do pulso que forma a curva como superfície de batida.
Pode ser usado para atacar o braço do adversário quando este lança socos altos ou golpear a axila com movimento vibrante.


KEITO (MÃO COMO CABEÇA DE GALO)
Dobrar a mão em direção oposta aquela do Seiryuto e flexionar os dedos e o polegar levemente para dentra.
A superfície de batida será entre o pulso e a base da articulação do polegar.
As finalidades de aplicação são as mesmas do Kakuto.
Keito


WASHIDE (MÂO COMO CABEÇA DE AGUIA)
Juntar e apertar os dedos até que fiquem parecidos como um bico de águia.
O Washide é util para atacar a garganta e outros pontos vitais do corpo.


WAN (ANTEBRAÇO)
O antebraço é usado principalmente para defender e desviar um ataque de perna ou de braço.
A parte do antebraço do lado do polegar é chamado de Nai-wan (interno) e a parte oposta de Gai-wan (externo).


HLN (EMPI, COTOVELO)
Conhecido mais como Empi, esta parte do braço pode ser usada para dar um golpe enérgico em qualquer parte do corpo adversário. Por exemplo, no rosto, no peito, no abdômen .
É particularmente eficaz quando o adversário se encontra muito perto.
Os golpes de cotovelo são aplicados em um adversário que esteja na frente, atrás, ou de lado.
O golpe pode ser dirigido para dma, para baixo, com movimento circular, como também em uma linha paralela ao chão.
Dando este golpe, pode se usar a parte em volta da ponta do cotovelo, mas a área escolhida depende na prática da direção do golpe.




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