KARATE - K1 - KICKBOXING - SUBMISSION - MMA

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Anderson, Jones ou GSP: qual supercampeão corre mais riscos na próxima luta?

O objetivo aqui não incitar derrota para ninguém. De forma hipotética, o canadense Georges St. Pierre (campeão meio-médio), o brasileiro Anderson Silva (campeão peso médio) e o norte-americano Jon Jones (campeão meio-pesado), três soberanos - quase - unânimes no UFC terão a temporada 2012 repleta de desafios dignos e terão de lidar com fatores distintos como pressões, contusões, falta de ritmo, 'pedras no sapato' e afins.

Assim, quem estaria mais suscetível a perder o próximo compromisso e abandonar o reinado do UFC primeiro de acordo com o que vem pela frente? Apostas?

Georges St. Pierre
O canadense se recupera de complicada cirurgia no joelho (lesão no ligamento cruzado anterior) desde o ano passado, e o prazo total para voltar ao octógono será de mais de dez meses.
O quesito falta de ritmo sempre deve ser levado em conta de forma teórica, mas em 2011 tivemos dois casos de campeões na mesma situação e que não se deram bem quando retornaram para defender o título: Maurício Shogun (ficou mais de um ano parado e perdeu o cinturão para Jon Jones), e Cain Velásquez (também se ausentou por oito meses e acabou derrotado para Júnior Cigano).
GSP é um atleta metódico, fanático por treinos e deve se recuperar com propriedade, mas terá pela frente o vencedor de Nick Diaz x Carlos Condit (que se enfrentam pelo cinturão interino no UFC 143, 4 de fevereiro). Com estilo sólido e cada vez mais amadurecido, Condit vem embalado. Mas o rústico, brigador e polêmico Diaz representaria o grande perigo para o atual padrão de luta calculado (sonolento?) ao extremo do canadense.

Silva: preservado em excesso?
Anderson SilvaAos 36 anos, invicto e com o cinturão em posse desde 2006, o Spider visivelmente tem algumas ressalvas e cuidados para os anos de carreira que restam. Mas o próximo desafio promete esquentar de vez o panorama dos médios: sairá de Michael Bisping x Chael Sonnen, que se enfrentam no UFC on FOX 2 (28 de janeiro).

Enquanto a luta contra Bisping teoricamente não representa tantos empecilhos para as habilidades do brasileiro, a revanche em potencial contra Sonnen seria algo fervilhante, pelos diversos fatores envolvidos.
Além de ser o lutador que mais complicou a vida do campeão dentro do octógono  no clássico embate do UFC 117 (Sonnen dominou a luta, mas perdeu por finalização no fim do quinto assalto), o norte-americano vai propor nova guerra psicológica, com declarações de gosto duvidoso e novas/velhas ofensas sem limites para desestabilizar o oponente.
Além disso, o combate ainda tem chances concretas de acontecer em um estádio de futebol no Brasil (provavelmente o Pacaembu), fato que pode jogar a favor (ou contra) o Spider, patrocinado atualmente pelo Corinthians. Arrisca um palpite?


Jon Jones
Todos perseguem pra valer o tão almejado 'ponto fraco' do campeão meio-pesado. Mas até agora...

Jones: quem vence?
O próximo desafio de Jones pode vir de Rashad Evans x Phil Davis, que fazem o combate principal do UFC On FOX 2 (28 de janeiro). Da mesma forma que o campeão, Davis é representante da nova geração de atletas,  e como o próprio gosta de dizer, ainda está em evolução gradativa e precisa ser testado com mais frequência para se fortificar.

Evans é quem supostamente tem o 'algo a mais' tão procurado para desbancar o campeão. Ambos foram parceiros de treino durante anos, e o hoje desafeto declarado pode conhecer algum bom atalho para neutralizar o estilo sólido e versátil de Jones.
Pela vaga, também corre por fora o experiente - e sempre osso duro - Dan Henderson, que proporcionaria outro desafio mais que interessante. Mas o atleticismo de Jones (24 anos) pode ser um diferencial brutal com o de Hendo (41).
Jon Jones teve 2011 impecável. Venceu as quatro lutas que participou, três contra ex-campeões da divisão (Maurício Shogun, Rampage Jackson e Lyoto Machida). Mostrou tanta convincência que fica difícil visualizá-lo derrotado em curto período de tempo... se bem que tudo pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário