KARATE - K1 - KICKBOXING - SUBMISSION - MMA

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

"As melhores atividades de condicionamento físico para sua idade".

                            atividade-fisicas-idade-discovery-esportes
Não importa a idade, sempre há uma atividade física adequada ao seu estilo de vida. O segredo é escolher a melhor opção para evitar os riscos do sedentarismo, prevenir lesões e outros problemas de saúde.
No entanto, é importante compreender que nem todos os esportes são iguais. Algumas funcionam melhor com adultos, enquanto outros são mais benéficos para os mais jovens. Mas alguns fatores são constantes: a atividade física regular aumenta a expectativa de vida e melhora a saúde em geral, entre outros benefícios.
Calma, não adianta começar a correr maratonas de repente. O melhor é incorporar o exercício de forma gradual para manter o corpo em forma. Felizmente, pode-se começar em qualquer idade, e o tempo e a constância da prática são os fatores que determinarão o aumento da força, da velocidade e da flexibilidade.
Antes de iniciar qualquer atividade física e de praticar esportes de forma constante, independente da idade, lembre-se de consultar um médico.
Aos 20 – Momento de construir a base
A juventude tem certas vantagens que precisam ser usufruídas com precaução. O metabolismo mais acelerado permite abrir mão da atividade física sem ganhar peso de forma significativa. No entanto, essa fase da vida é o momento ideal para construir a base e as aptidões físicas do organismo.
A melhor rotina de exercícios nessa idade inclui exercícios com pesos ou que trabalhem a resistência (flexões de braço, agachamentos, etc.). As cargas devem ser confortáveis: o peso deve permitir de 8 a 12 repetições em cada série. Também é importante cuidar da parte cardiovascular para garantir um futuro saudável: pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos, de três a cinco vezes por semana, reduzem o risco de câncer de cólon em até 40%.
Essa também é uma boa idade para adotar hábitos saudáveis que combate o estresse, como a meditação e o relaxamento.
Aos 30: Hora de diversificar
Se na fase anterior os tipos de exercícios são limitados, a nova década deve servir para explorar novos horizontes. Isso não é um capricho e se deve ao desgaste natural do corpo: nadadores que só nadam, por exemplo, podem apresentar problemas de postura ou dores no pescoço, ombros e tórax ao longo do tempo.
Os exercícios combinados são uma boa solução para manter a parte superior e inferior do corpo em equilíbrio. Antes da prática, é importante executar alongamentos apropriados para estender os músculos, aumentar a flexibilidade e melhorar a motricidade. Atividades como dança, yoga o tai chi são boas opções para quem deseja melhorar o alongamento.
Aos 40: Tudo contra a barriga
A nova década marca as primeiras mudanças hormonais, tanto em homens como em mulheres, que tendem a reduzir a quantidade de massa muscular. É o momento de preservar os bons hábitos e praticar exercícios com regularidade, de preferência todos os dias, para manter o metabolismo ativo.
atividade-fisica-idade-2-discovery-esportes
Apesar de parecer impossível, aqui vale a máxima: “trinta minutos por dia bastam”. Nessa meia hora, tente realizar exercícios intensos e intermitentes que envolvam todo o corpo. Um exemplo é alternar treinos aeróbicos com séries progressivas de musculação. As atividades cotidianas também somam pontos. Lavar o carro, subir e descer escadas ou caminhar são formas de exercitar o corpo nessa fase da vida.
A constância regular contribui para a perda de peso, alivia o estresse e evita distúrbios hormonais.
Aos 50: Proteger o coração e preservar a boa forma
Não importa o quanto você se exercita. Depois de viver meio século, é inevitável o surgimento de doenças e dores típicos do desgaste do organismo. Nessa fase, é importante procurar exercícios que não provoquem lesões musculares ou ósseas.
Na quinta década, a atividade física deve estar plenamente incorporada ao cotidiano. A Associação Americana do Coração (AHA) recomenda 30 minutos de exercícios aeróbicos por dia para preservar a saúde. A essa altura da vida, não é necessário se exercitar intensamente: basta praticar uma atividade física moderada para não fatigar os músculos.
Outras opções são os treinamentos alternativos, como pilates ou yoga, para reforçar os músculos de todo o corpo, sobretudo abdominais, e evitar a curvatura da coluna para a frente.
atividade-fisica-idade-3-discovery-esportes
Aos 60: Tudo pela prevenção
Não há motivo para diminuir o ritmo de forma radical se a vitalidade continua presente. A essa altura da vida, a prática regular de exercícios continua desempenhando um papel importante na prevenção de doenças crônicas. Também serve para que tanto os músculos como os ossos estejam preparados para eventuais quedas.
Quanto às atividades, recomenda-se a prática da musculação de duas a três vezes por semana, em sessões de 30 minutos, para manter a resistência. Nessa idade, é aconselhável contar com um treinador ou personal trainer, que acompanhe de perto a execução dos movimentos para evitar lesões.
Outras opções são as atividades em grupo, como aulas de ginástica localizada ou hidroginástica. Sob supervisão e na companhia de outras pessoas, esses exercícios são bem mais seguros e amenos.
Da juventude à terceira idade, há exercícios para todos os gostos. E você, como se exercita na atual fase de sua vida?

  • exercitacao-natural-discovery-esportes
  • como-escolher-personal-trainer-discovery-esportes
  • corrida-declive-discovery-esportes
  • exercicio-estresse-discovery-esportes
  • solepower-palmilha-discovery-esportes
  • destaque-atividade-fisica-discovery-esportes
  • destaque-corrida-inverno
  • destaque-trakking-lago-discovery-esportes
  • Correr-andar-saudável-destaque-discovery-esportes
  • frutas-granola-destaque-discovery-esportes
  • destaque-exercicios-7-minutos
  • ciclo-hormonal-exercicio-fisico-discovery-mulher
Dê sua opinião aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário