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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A Origem do Karatê Wado é um estilo de caratê, criado pelo mestre japonês Hironori Otsuka, em 1932, no qual são mescladas técnicas do estilo Yoshin-ryu jiu-jitsu dentro da forma ensinada pelo mestre Gichin Funakoshi, quando da ruptura entre os dois mestres.

O KATA
A palavra Kata, traduzida aproximadamente do japonês significa “A maneira pela qual as coisas são realizadas”. É em geral usada para descrever um esquema ao qual devemos nos conformar. Esse conceito de disciplina tem enorme importância na cultura japonesa.
A cerimônia do chá, por exemplo, é realizada sob a forma de um kata. A maneira pela qual um chá é preparado, servido e consumido forma um conjunto, um kata, ou seja, uma série de ações estruturadas.
Ikebana, a arte de arranjar as flores, é realizada como um kata, exatamente como a arte da caligrafia, onde há uma maneira muito estruturada de trabalhar com o pincel, a tinta e a tela.
A idéia de Kata é em geral encontrada nas artes marciais. Nos tempos antigos, os samurais tinham de dominar numerosos e diversos katas, não apenas nas artes marciais, mas também na arte de arranjar as flores, na caligrafia e na cerimônia do chá.
Mas no nível de formação dos samurais, pouco importava se o kata que dominavam fosse o da defesa pessoal ou o da preparação do chá. O domínio de qualquer kata levava à mesma realização e lhes proporcionava as mesmas lições sobre a paciência, o respeito, o autocontrole, a perseverança e a precisão, para citar apenas algumas qualidades.
Sendo assim, o kata não é uma finalidade em si, mas sim um meio que permite atingir um objetivo: as lições que nos ensinam. É essa a essência da prática de um kata.
É importante dominar um kata não apenas porque ele deve ser realizado corretamente, mas sobretudo em razão daquilo que aprendemos durante o processo de domínio. Como com qualquer mestre, é importante respeitar o Kata, mas é o ensino que ele ministra que tem a maior importância.
A simpatia ou a antipatia que sentimos por um determinado mestre - quer se trate de uma pessoa, quer se trate de um kata - não deve fazer com que percamos de vista o ensino que precisamos assimilar
Os Kata são a essência do Karate. Neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o karateca esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequência.
TERMINOLOGIA CHINESA PARA O KATA
Como podemos verificar de seguida, o nome dos Kata de Wado-Ryu apresentam ligeiras diferenças de terminologia relativamente aos mesmos Kata de outros estilos, isto porque Sensei Ohstuka optou por manter o nome original dos mesmos, geralmente em Chinês, como corresponde à origem do Kata:
1. PINAN (HEIAN) SHODAN: São 5 kata, cuja origem é chinesa e quer dizer “campo tranquilo”. Foram criados por Anko Itosu, em 1907, Shuri-te, embora ligeiramente modificadas e posteriormente designados por Heian. Carateriza-se por movimentos defensivos recorrendo a ações motoras de combate com estilo livre;
2. PINAN NIDAN: Procura o desenvolvimento da introdução aos movimentos do corpo (Tai Sabaki);
3. PINAN SANDAN: Consecução de defesas terminadas em ataque;
4. PINAN YODAN: Defesas recorrendo a ações motoras de Jiu-Jitsu;
5. PINAN GODAN: Defesas contra armas;
6. KUSHANKU (KANKU DAI): Este kata foi criado em 1761 por um karateca chinês chamado Kushanku (Significa Olhar o Céu), posteriormente Sensei Funakoshi modificou-o para Kanku (Kossokun);
7. NAIHANSHI (TEKKI): Significa “O campo de Batalha”. Desde Matsumura, 1825 até Shuri/Tomari. Os dois nomes fazem referência à sua única posição utilizada. No entanto, Naihanshi Dashi, é uma posição mais curta e alta que Tekki. Tekki é igual a Kiba Dashi;
8. SEISHAN (HANGETSU): Significa “Meia Lua ou 13 Mãos”. Desde Fukien, 1700 (China) até Naha. Os dois fazem referência à posição maioritariamente utilizada, embora, no Wado-Ryu se utilize as duas variantes de Seishan Dashi (Yoko e Tate), enquanto noutros estilos é Hangetsu Dashi (meia Lua), muito similar, apesar de ligeiramente mais aberto;
9. CHINTO (GANKAKU): Chamou-se Chinto por ser um Kata rápido e fluído, pois Chinto era o nome de um marinheiro chinês que escapou de uma luta pela sua habilidade e destreza. Gankaku pelo volume de utilização de ações motoras sobre um pé;
10. JITTE: Tomari-te. Significa “10 Mãos. Mestria sobre 10 homens”;
11. JION: Tomari-te. É o nome do templo onde se criou, Shaolin;
12. BASSAI (BASSAI DAI): Desde Kosaku Matsumora, 1869 –Tomari-te. Significa “Fortaleza”;
13. NISEISHI (NIJUSHIHO): Shuri-Te, Ankichi Aragaki. Significa “Os 24 passos”. O mesmo Kata que foi alterando o nome desde K. Useishi;
14. ROHAI (MEIKYO): Tomari-te. Significa “ O espelho da alma”;
15. WANSHU (EMPI): Desde 1683, China, Tomari-te. Nome de um karateca chinês que criou o Kata, sendo mais tarde modificado para Empi;
O Kata do estilo Wado carateriza-se pela utilização de posições clássicas, recorrendo a padrões de ações motoras defensivas altas (Jodan), nomeadamente nos Kata Pinan, por considerar a cabeça uma zona vulnerável e vital do corpo humano, naturalmente mais exposta de ser atacada relativamente ao resto do corpo. No entanto, nos diferentes Kata de Wado são utilizadas pontualmente ações motoras defensivas quer ao nível médio (Chudan) quer ao nível inferior (Gedan).
Outra caraterística importante é a utilização do olhar (Ikita Kata / Inem), antes ou durante a movimentação do corpo, procurando imaginar o adversário, olhando com “intenção virtual” a zona que se vai dirigir a ação motora. Assim a cabeça move-se como se fosse “o guia ou o motor” do corpo. O Kata Nahanshi é o paradigma exato deste facto, na medida em que olha primeiro, antes de realizar qualquer ação motora.

KATAS BÁSICOS 
 Kata é um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas, realizados em conjunto ou individualmente. O significado mor é "forma", mas que adquire conotações diversas, dependendo da arte em questão.
No caratê, descreve uma simulação de combate detalhada de movimentos, que é praticada individualmente ou em equipe. Antes de executá-lo, o praticante deve passar por uma prática de técnicas fundamentais, os kihons; ao que, antes da popularização, era referenciado como "balé da morte", termo que bem descreve sua natureza. A depender do estilo, há variações de um mesmo kata.
Em qualquer arte marcial, a simulação inserta num kata representa uma sequência de movimentos, ataque e defesa numa luta imaginária. Cada ataque deve ser executado como se o oponente estivesse em sua frente, para atingi-lo, e cada defesa deve ser executada como se o adversário estivesse mesmo a atacá-lo, em uma situação real de perigo. Cada movimento tem sua interpretação, devendo ser respeitado seu e tempo e aplicação.
O objetivo do kata é ajudar no desenvolvimento das aptidões psicológicas e físicas necessárias para o verdadeiro combate. No estilo Wado os Katas básicos são:
 KIHON NO KATA
KATA "PINAN NIDAN"
KATA "PINAN SHODAN"
KATA "PINAN SANDAN"
KATA "PINAN YODAN"
KATA "PINAN GODAN"
KATAS AVANÇADOS
Um grande mestre do passado disse que um kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com essa prática pode-se alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos. O kata não deve ser dublado e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.
A palavra Kata não tem  plural. Deve ser escrita no singular mesmo quando falamos de mais de um kata. Os Katas avançados do estilo Wado são:
 KATA BASSAI
KATA JION
KATA JITTE
KATA NISEISHI
KATA WANSHU
KATA CHINTO
KATA ROHAI

Além do kata listadas acima, muitas escolas de Wado também praticam emparelhado kata, que reflecte a sua jujutsu. Estes kata emparelhados são realizados por duas pessoas (um como o atacante e um como o defensor), demonstrando uma gama de técnicas de auto-defesa. O kata em pares de Wado geralmente variam de uma organização de outra, porque não foram normalizados por Otsuka. 
Os katas emparelhados são:
Yakusoku Kumite Kihon: é composto por 10 técnicas fundamentais de ataque contra ataques de combinação (combinações de chutes e socos), influenciado pelo movimento do corpo jujutsu.
Kumite Gata: consiste em 10-24 técnicas varietal (dependendo da organização) de ataque enfatizando Katamae (pinagem) e Kuzushi (desequilíbrio) e ataques múltiplos.
Ohyo Kumite: é composto de várias técnicas de ataque, incorporando blocos de Karate, chutes e golpes com jujutsu lances e movimentos do corpo. Esta é uma especialidade da organização Tatsuo Suzuki Hanshi de WKF.
Idori no Kata: consiste em técnicas de 5-10 (dependendo da organização) de assentados de auto-defesa, influenciado por jogar jujutsu e técnicas de imobilização conjunta.
Tantodori no Kata: consiste em técnicas de 70-10 (dependendo da organização) de defesas contra ataques com faca, influenciado pelo movimento do corpo jujutsu, jogando, e técnicas de imobilização conjunta.
Shinken Shirahadori: consiste de 50-10 (dependendo da organização) técnicas de defesas contra os ataques de espada, influenciado pelo movimento do corpo jujutsu, jogando, e técnicas de imobilização conjunta.
Além dos três kata emparelhado acima, há também Gyakunage Kata (kata de jogar), Joshi Goshinjutsu (kata's de auto-defesa das mulheres), e alguns outros, mas eles não são normalmente ensinadas.

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