KARATE - K1 - KICKBOXING - SUBMISSION - MMA

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

"Os reis do MMA da história"

A evolução do MMA é rica em detalhes e repleta de mudanças significativas. O conceito básico do Vale-Tudo, aos poucos, foi lapidado e chegou até o das artes marciais mistas, um esporte profissional. A modalidade ganhou o mundo pra valer a partir de 1993, com a realização do primeiro UFC. De lá para cá, obviamente, muitos nomes estiveram em destaque. Vamos analisar de forma genérica os que se destacaram por mais tempo em cada época.

1993/1994 - Royce Gracie - nos primórdios da 'internacionalização' da modalidade, o brasileiro representante da família mais tradicional de lutadores do mundo reinou pra valer no octógono e venceu as edições 1, 2 e 4 do UFC.

1995 - Marco Ruas - o carioca foi vencedor do UFC 7 e estabeleceu novo padrão de luta ao misturar estilos em uma época em que isso era quase heresia. Seu lema é "se você soca e chuta, eu agarro. Se você agarra, eu soco e chuto".


1996/1997 - Mark Coleman - o jiu-jitsu era dominante, mas os wrestlers norte-americanos adaptaram o estilo da modalidade de origem, mudaram o jogo com padrão de luta mais rústico, agressivo e eficiente. Mark Coleman foi um dos grandes destaques da época, com títulos das edições 10 e 11.


2000 - Kazushi Sakuraba - Os eventos no Japão começavam a ganhar força e o lutador mais carismático do país dava os primeiros passos rumo ao estrelato que se manteria nos anos seguintes, com vitórias contundentes sobre os membros da família Gracie e outros atletas de ponta.


2001 - Wanderlei Silva - o curitibano apelidado de 'cachorro louco' foi o grande destaque do ano, com a conquista do primeiro cinturão dos pesos médios do Pride. Wand manteria as atuações de destaque durante os próximos anos até a extinção da organização asiática e a consequente entrada para o UFC, onde está até hoje.
 
 
2002 - Rodrigo Minotauro - foi o início dos 'anos de ouro' na carreira do brasileiro, com lutas e finalizações sobre 'monstros' da época e até hoje lembradas pelos fãs como clássicos absolutos do esporte.
 
 
2003/2004 - Fedor Emelianenko - a grande lenda russa do MMA teve inúmeros momentos de glória no Pride e ganhou fama de 'invencível' com atuações sólidas e nocautes fantásticos sobre os maiores nomes da época.
 
 
 2005 - Maurício Shogun Rua - considerado o grande prodígio brasileiro da época, aos 23 anos Shogun venceu uma sequência duríssima de oponentes de renome, como Rampage Jackson, Rogério Minotouro Nogueira, Alistair Overeem e Ricardo Arona. Com o feito, se tornou campeão do GP dos médios do Pride, considerado até hoje uma dos torneios mais 'casca-grossa' da história do esporte.
 
 
2006/2010 - Anderson Silva - O Spider faturou o título dos médios no UFC em 2006, e até hoje o mantém com maestria e soberano na categoria. Está invicto há 14 lutas no Ultimate. É considerado o lutador mais perfeito do mundo nos rankings pound for pound (independentes de peso).
 
 
2011 - Jon Jones - campeão mais jovem do UFC desde a incorporação das categorias de peso, Jones, aos 24 anos, já é referência do esporte e encabeça a nova geração de lutadores. Em 2011, faturou o cinturão da categoria e atestou a superioridade com mais três vitórias convincentes.
 
Fonte Yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário