KARATE - K1 - KICKBOXING - SUBMISSION - MMA

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

"O caminho do Karate. O caminho do Karate é muito curto: quanto mais você percorre, mais longe está do fím. Por outro lado, o caminho do Karate é muito longo: quando você menos espera, já chegou lá. Aliás, o caminho do Karate não é longo nem curto. Não é para cima nem para baixo. Não é à direita nem à esquerda. É só um caminho".

"KARA"; "Como a polida superfície de um espelho reflete qualquer coisa que esteja 
na sua frente, e em um vale calmo se escutam os ecos dos mais pequenos sons, da mesma maneira o praticante de Karate deve deixar 
esvaziar ou deixar vazia a sua mente de egotsmos e de fraquezas num esforço de reagir adequadamente em qualquer circunstância."
No ano de 1955, morre o Professor Funakoshi, o último grande mestre, com mais de noventa anos.
Mas a sua obra não morre.


Principais posições.
SHIZENTAI - Posição natural, mais atenta.
No Shizentai o corpo permanece relaxado mas vigente.
Quer dizer que o potencial para a execução dos movimentos está presente e latente.
Não é uma posição ideal para uma específica intenção, mas da posição natural pode-se passar rapidamente para qualquer outra posição de ataque ou defesa.
Por isso os joelhos devem estar relaxados e fiexíveis e o peso igualmente distribuído nas pernas.
A posição do corpo e dos pés muda nas várias formas de Shizen-tai, mas permanece o princípio de vigilância.
Vejamos agora algumas das posições variantes no Shizen-tai:




MUSUBI-DACHI
Esta posição é parecida ao Hei-soku-dachi, só que com os pés apontando para fora em um ângulo de 60 graus, com os calcanhares unidos



HACHI-DACHI
Esta posição é talvez a mais natural e cômoda de todas.
Manter os pés de modo que os cakanhares fiquem separados, a uma distância equivalente a largura dos quadris.
Apontar a ponta dos pés para fora em um ângulo de 45°.


HEIKO-DACHI
Posição parecida a Hachiki-dachi, mas com os pés apontados para frente e paralelos entre eles.


ZENKUTSU-DACHI
a) Manter uma distância de aproximadamente duas tíbias entre o pé da frente e o pé de trás.
A largura pode ser a do quadril ou de uma tíbia.
b) Manter os tornozelos bem fechados e os joelhos bem firmes.
Os pés devem estar bem plantados no chão.
c) Apontar levemente para dentro o pé da frente.
O pé de trás deve apontar quanto possível para frente, de modo que ambos a-pontem quase na mesma direção.
d) O joelho da perna da frente deve ser mantido perpendicular ao "dedão" do pé que o apóia, e levemente para dentro.
e) Distribuir o peso do corpo de modo que a pèrna da frente sustente cerca de 60% do peso, e a perna de trás cerca de 40%.
O centro de gravidade será então levemente deslocado para frente.

DIAGRAMAÇÃO da posição ZENKUTSU-DACHI do Karate:


KOKUTSU-DACHI
a) Manter um pé na frente e outro atrás, a uma distância de aproximadamente duas tíbias entre eles.
Unindo com uma linha imaginária os dois calcanhares, devemos encontrar um ângulo de 90°.
b) Flexionar o tornozelo e o joelho da perna de trás, mantendo bem firme o pé.
Apoiar, mas não muito o calcanhar do pé da frente no chão.
c) Manter apontado para frente o pé da perna anterior.
O pé de trás fica aberto, cuidando para não aumentar o ângulo de 90° formado entre eles.
d) Forçar para fora o joelho da perna de trás, mantendo uma tensão para dar uma força maior à posição
e) Distribuir o peso do corpo de modo que a perna de trás sustente 70%, e a da frente 30%.
O centro de gravidade será deslocado para trás.

DIAGRAMAÇÃO da posição KOKUTSU-DACHI do Karate:


KIBA-DACHI
a) Manter a parte superior do copo perpendicular ao chão. Não a deve inclinar nem para frente e nem para trás, pra não comprometer a estabilidade.
b) Apontar para dentro dos pés, superando a tendência de apon-tá-los para fora.
b) Uma linha imaginária partindo dos joelhos deve cair a prumo ao iado interno dos dedões dos pés.
c) Abaixar os quadris, flexionando tornozelos e joelhos.
A distância entre os pés é de duas tíbias.
d) Empurrar os glúteos para frente, para impedir que fiquem para fora.
Se isto acontece, a parte superior do tronco será inclinada para frente.
kiba dashi
DIAGRAMAÇÃO da posição KIBA-DACHI do Karate:


SANCHIN-DACHI
a) Manter os pés numa distância equivalente a de uma tíbia.
Manter o calcanhar do pé da frente na mesma linha do polegar do pé de trás.
b) Apontar para dentro, com um ângulo de 45 graus, o pé da frente.
O pé de trás deve apontar diretamente para frente.
c) Flexionar os joelhos de modo que fiquem contraídos para dentra
c) Forçar para dentro os tornozelos e os joelhos, dando particular atenção aos joelhos, que devem fícar contraídos, pois os pés estão relativamente perta
e) Contrair a musculatura interna das coxas e dos glúteos.
f) Dividir o peso igualmente nas duas pernas.
sanchin dashi
DIAGRAMAÇÃO da posição SANCHIN-DACHI do Karate:


HANGUETSU-DACHI
a) A Hanguetsu-dachi é uma posição intermediária entre a posição frontal (Zenkutsu-dachi) e a posição de ampulheta (San-chin-dachi).
Os pés estão apoiados no chão como na posição frontal, mas a distância entre eles é menor (mais ou menos de um pé).
A maneira de forçar os joelhos para dentro é idêntico ao da posição de ampulheta.
Esta posição é útil seja para atacar ou defender, mas parece ser favorável para a defesa.
HANGUETSU-DACHI
DIAGRAMAÇÃO da posição HANGETSU-DACHI do Karate:


FUDO-DACHI
a) A posição enraizada fiido-dachi é também chamada de Sochin-dachi.
É uma combinação da posição frontal e da de cavaleira E uma posição sólida e resistente dando a impressão de uma árvore enraizada no chão.
Basta mudar a posição dos pés para transformar esta posição em Kiba-dachi.
Para assumir esta posição, ambos os joelhos devem estar flexionados do mesmo moda A posição enraizada é eficiente para defender-se de um ataque violento e para passar a um contra-ataque imediata Os joelhos devem forçar para fora e o peso do corpo deve estar levemente deslocado na perna da frente
fudo dashi


NEKO-ASHI-DACHI
Rara assumir a posição de gato comece com a posição Renoji-dachi Shizentai.
Os calcanhares estâo na mesma linha a uma distância, entre eles, de dois pés.
O pé posterior fica 45 graus em relação ao pé da frente e o peso fica no pé de trás.
Abaixar o quadril, dobrar a perna de trás contraindo o joelho e empurrando-o para dentro.
Levantar o calcanhar do pé da frente mantendo a ponta do pé no chão. Dirigir o joelho da perna da frente para dentro de modo que a coxa proteja a virilha.
Manter o tronco perpendicular.
Sustentar o peso quase todo com a perna de trás.
neko ashi dashi


Diagramação das Posições Principais do Karate

1 - DIAGRAMAÇÃO da posição SANCHIN-DACHI do Karate:


2 - DIAGRAMAÇÃO da posição KIBA-DACHI do Karate:

3 - DIAGRAMAÇÃO da posição KOKUTSU-DACHI do Karate:

4 - DIAGRAMAÇÃO da posição HANGETSU-DACHI do Karate:

5 - DIAGRAMAÇÃO da posição ZENKUTSU-DACHI do Karate:

6 - DIAGRAMAÇÃO da posição SHIKO-DACHI do Karate:



"Posturas ou bases do Karatê".

Entenda sua Importância.



Se para um bebê o ato de engatinhar é o primeiro passo para ajudá-lo a fortalecer seus músculos e consequentemente depois ser capaz de andar sozinho. No Karatê não é muito diferente precisa-se aperfeiçoa cada base para que fique firme, equilibrada e correta.
Aprender a andar é uma das coisas mais importantes que uma criança faz durante seu estágio de amadurecimento. Cada criança aprende a andar no seu tempo e ritmo certo. A partir daí ela começa a ganhar coordenação motora, força muscular e equilíbrio. Após aprender a ficar de pé, ele precisa agora voltar a sentar é aí que se deve mostrar como dobrar o joelho para conseguir sentar novamente, para isso deve-se incentivar a fazer-lo sozinho.
Bom, para iniciar uma pratica marcial também tem este tipo de processo, mas de forma diferente, é claro.
Para início de conversa, as bases que usamos para treinar na grande maioria é bem mais larga na hora de andar do que quando aprendemos à andar quando éramos pequenos.
Para que uma técnica seja eficaz e eficiente nosso base deve está em total equilíbrio. Somente com uma base firme e estável pode-se defender e atacar de forma rápida e segura.
A parte inferior do corpo deve está firme para sustentar a parte superior do corpo principalmente no instante que uma técnica é executada.  Lembre-se, concentra-se demais na base poderá perder mobilidade e velocidade durante o deslocamento.
Segundo Nakayama, “A capacidade de devolver um ataque em quaisquer circunstâncias depende, em grande parte, da manutenção da forma correta.”
Portanto, para ter uma base bem definida é preciso aperfeiçoa a cada treino, assim chegará ao resultado desejado.

Mais quais são os requisitos para ter uma boa postura?
De acordo com Nakayama, deve-se estar bem equilibrado. Girar o quadril suavemente e usar o máximo de rapidez, durante a execução da técnica. Usar a força de forma suficiente e o controle será facilmente dominado. Os músculos utilizados para a técnica devem mover-se de forma suave, além de trabalharem em harmonia.
Portanto, pés, pernas, quadril, braços e mãos devem trabalhar como um só.  Para que a técnica seja executada de forma correta deve-se utilizar os músculos necessários para aquela técnica, enquanto os outros músculos devem está relaxados.
De acordo com Nakayama, a postura refere-se à parte inferior do corpo e para que as técnicas sejam bem aplicadas deve-se ter uma postura firme e estável.
“Em todas as ocasiões, a parte superior do corpo tem que ser mantida perpendicular ao chão e nivelada com os quadris. As articulações não devem estar tensas demais; não se deve usar mais força do que a necessária na execução de uma técnica e é desejável que a postura seja descontraída.” (Masatoshi Nakayama)
“Aquele que quer aprender a voar um dia precisa primeiro aprender a ficar de pé, caminhar, correr, escalar e dançar; ninguém consegue voar só aprendendo vôo.” 

"O KARATÊ SEUS BENEFÍCIOS E SUA IMPORTÂNCIA".

A IMPORTÂNCIA DO KARATÊ NA VIDA DOS PRATICANTES

KARATE KANZEN TAVORENSE - DIRETOR TÉCNICO GERAL SHIHAN JOSÉ CARLOS MACHADO 
O karatê é uma arte marcial que tem raízes no Japão, mas é conhecida mundialmente porque ao mesmo tempo em que é uma grande ferramenta na defesa pessoal, também é um grande formador de caráter e disciplina. E quem não quer que o filho desde cedo aprenda a ter disciplina? Os pilares do karatê consistem em formar os seguintes valores: Disciplina, humildade, respeito e hierarquia.
Os valores aprendidos com a prática dessa arte marcial são os valores que são tão prezados em nossa sociedade cotidiana, afinal é necessária a disciplina e humildade seja na escola, em casa, na rua, no trabalho ou em qualquer lugar. O karatê auxilia as crianças a começar desde pequenas a conhecer a linha que divide seus direitos de seus deveres.


A prática do Karatê é um caminho longo e requer anos de muita dedicação. A experiência mostrará que antecipar e evitar é uma atitude mais sábia do que o confronto físico em si.
Por isso, o treinamento do Karatê como defesa pessoal se divide em três etapas:
Percepção (captar a intenção do adversário); Reação (decidir a atitude a ser tomada); Ação (execução)
Este tipo de treinamento permite ao praticante, numa situação de perigo, fazer uma real avaliação da causa, discernir o melhor modo de agir, e tomar uma atitude consciente.
O verdadeiro valor do Karatê não está em sobrepujar os outros pela força física. Nesta arte marcial não existe agressão na sua extensão, e sim nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança. Mas, quando for necessário, fazer a coragem de enfrentar milhões de adversários vibrar no seu interior.

Saúde:


Entende-se como "saúde" o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano, e não somente o estado de "ausência de doenças". O Karatê é tido como um vetor de saúde, pois proporciona ao seu praticante: 
Aptidão física total: 
- força
- resistência
- razoável flexibilidade articular
- sistema cardiovascular com bom nível de capacidade aeróbica
Adequação psicossocial: 
- desenvolvimento moral
- sensação de bem-estar
- redução dos níveis de ansiedade
- autoestima
- melhoria da imagem física de si mesmo
- autoconhecimento

Os benefícios da prática correta

Muitos são os benefícios que podem ser obtidos da prática correta do Karatê e aqui passamos a enumerar alguns deles:
1.Manutenção da saúde e fortalecimento do físico. 
2.Estímulo à coragem para enfrentar obstáculos. 
3.Respeito aos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correta, que são estimulados pelos rituais tradicionais. 
4.Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc. 
5.Empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses objetivos um hábito. 
6.Estabilidade emocional. A situação de luta colabora eficazmente para sua conquista. Qualquer descontrole de emoções tem imediata repercussão no rendimento e na performance. Por isso é preciso dedicar-se com empenho, para conseguir a necessária serenidade. 

O Karatê na educação e formação da criança

No mundo de hoje, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe frequentemente trabalham e, às vezes, não têm condições de ajudar a construir estes valores na criança por não estarem sempre em contato com os filhos que, normalmente, passam seus dias em frente de uma televisão ou em contato com companhias inadequadas. Além disso, as escolas geralmente priorizam o aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.
A prática do Karatê sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas, por exemplo) nocivos à saúde.
Nesse sentido, podemos dizer que a prática correta do Karatê auxilia enormemente na educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a se relacionar com os outros. Com relação ao aspecto físico, ela estará sempre se exercitando, o que proporcionará um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

KARATE KANZEN TAVORENSE

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

KARATE WADO 

Wado-Ryu (em japonês和道流wadō-ryū).

É um estilo de caratê, criado pelo mestre japonês

Hironori Otsuka, em 1932, no qual são 

mescladas técnicas do estilo Yoshin-ryu jiu-jitsu 

dentro da forma ensinada pelo mestre 



KATA WADO

KATA PINAN NIDAN 



KARATE WADO  - KATA

KATA PINAN SHODAN 


PINAN SANDAN


KARATE WADO  - KATA



KATA PINAN YONDAN





KATA PINAN GODAN



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"MAIS CONQUISTAS PARA O NOSSO KARATE".

Karatê Kanzen Tavorense conquista Duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos.
A equipe Kanzen que tem como Diretor Técnico Geral e Fundador o Shihan José Carlos Machado "Batiá", esteve presente e participou nos dias 19, 20 e 21 de setembro do Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos que aconteceu no Ginásio Mauro Pinheiro, complexo do Ibirapuera em São Paulo. Foi mais uma grande realização da CBKI  - Confederação Brasileira de Karatê Interestilos, onde mais de 1600 atletas se encontraram e nos três dias de competições lutaram por medalhas.
Campeonato Brasileiro de Karatê
Durante este fim de semana, São Paulo recebeu mais de 1600 atletas que participaram do Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, competição realizada pela maior organização de Karatê Nacional, a CBKI, presidida pelo Sr. Oswaldo Messias. Foram três dias de muitas lutas, caratecas vindos de vários lugares do país competiram nas categorias de mirim à máster, no Ginásio Mauro Pinheiro, complexo do Ibirapuera em São Paulo.


No domingo (21) aconteceu a grande final do evento, com o desfile dos atletas finalistas. Foi uma cerimônia cheia de emoção e de expectativa para as disputas finais dos atletas em suas respectivas categorias. Com uma belíssima apresentação de um dos maiores atletas, o karateca Christhope Pinna, dando abertura ao ultimo dia de competição. E o nosso karatê estava lá na briga por duas medalhas “Nós Conquistamos duas medalhas uma de bronze em Kata “Luta Imaginária” e outra de bronze em Kumitê Luta. Para a nossa equipe foi uma grande conquista, por conta da distância entre Joaquim Távora e São Paulo, tivemos que trazer um número reduzido de atletas, fomos em um único carro sendo quatro atletas e uma auxiliar, por isso ficamos com o sentimento de dever cumprido e estamos felizes com o resultado”, comentou Celio.
E disse que também está satisfeito com o a ótima apresentação da equipe, que foi composta por Maria Eduarda, oito anos faixa bordo, Ivan H. Nagata, juvenil faixa roxa, Lucas Marques, adulto Faixa preta, Celio Santos máster faixa preta e Josy Camargo Técnico Auxiliar. Pois estavámos competindo com os melhores karatecas do Brasil e todos conseguiram ficar entre os oito finalistas, e aproveitou para elogiar a organização do evento.“Preciso dizer que a CBKI (Confederação Brasileira de Karatê Interestilos) presidida pelo Sr Oswaldo Messias vem fazendo um ótimo trabalho, a competição foi muito bem organizada não deixou nada a desejar, o ginásio é ótimo e os atletas federados estão com certeza entre os melhores do país”, pontuou Célio. Fizemos nossa parte e representamos nosso estado em mais um grande campeonato. O karatê do Paraná vem crescendo há algum tempo, por isso esta sempre com uma boa colocação, tem um valor muito importante para a Confederação. A Associação Kanzen abocanhou dois terceiro lugar, para o atleta Celio Santos, mesmo não sendo o resultado que eles queriam, a equipe está satisfeita. Fizemos a semifinal com o Paulista, queríamos o primeiro lugar, mas não deu, ficamos felizes em participar de uma competição e chegar até aqui.
  Celio Santos é bronze                                              O carateca paranaense Celio Santos Categoria máster conquistou medalha de bronze, ele que pratica karatê desde 1987 disse que o apoio e incentivo é fundamental para que possamos chegar à vitória. “Poder luta e representar seu estado e sua cidade e conseguir uma medalha é algo inexplicável, fiquei muito emocionado, o apoio e a ajuda de algumas pessoas me deixou mais forte e me fez querer continuar e por isso chegamos aonde chegamos, as Medalhas de Bronze que para mim é como se fosse ouro” devido as grandes dificuldades, completou Santos.
Karateca Tavorense conquista duas medalhas kata e kumitrê
Estrutura
Parabéns a Confederação pelo belo espetáculo e pela estrutura e com certeza em 2015 o Pan-Americano e também Campeonato Mundial será com certeza mais dois grandes Shows de administração e competência. Todos estão de parabéns, principalmente os nossos atletas, pois estamos competindo com atletas de auto rendimento, de boas escolas, em eventos de auto nível e mesmo diante de tantas dificuldades estamos sempre no pódio e trazendo medalhas para nosso município e as provas disso esta aí fomos com quatro atletas e trouxemos duas medalhas.

Com o atleta Celio Santos categoria máster e Maria Eduarda, Ivan H. Nagata, Lucas Marques, conseguiram pontuação e estão com vaga garantida para o Campeonato Pan- Americano em 2015. “Estamos entre os tops deste torneio que contou com caratecas de alto nível, posso afirmar que estas conquistas não são para qualquer um, aqui estão com certeza os melhores caratecas do Brasil”.
Agradecimento: Cléia Mira, Karem Chaowiche Nassar, Cleonice Bagatin, Valfrido Silva Oliveira, Isaque Martins e Móveis Novacoski, pois sem a sua colaboração não seria possível nossa participação, vocês fazem parte das nossas conquista. Sozinhos podemos chegar a um determinado lugar, mas com vocês ao nosso lado podemos atravessar barreiras e chegar a lugares que nem imaginamos. “Treinamento, apoio e reconhecimento nos leva a inúmeras conquistas. E aproveitamos para expressar nossos sinceros agradecimentos a Associação Kanzen de Karate pois se hoje  estamos entre os melhores é por ela ser uma Associação devidamente documentada e vinculada aos órgãos máximo do Karate estadual nacional e internacional. "Essa é a grande prova que devemos estar com os melhores para que no futuro possamos nos tornar os melhores". Oss !!!

sábado, 16 de agosto de 2014

"KARATE - TRAJETÓRIA DE UM BELO TRABALHO E COM INÚMERAS CONQUISTAS".


 "KARATE ESPORTE MUITO BEM REPRESENTADO”.

Aconteceu dia 09 de agosto mais uma edição do Wdo Cup – Karatê Open 
Brasil na cidade de Jaú SP. E contou com a presença dos responsáveis da wado no Brasil os Shihan Michizo Buyo,  Ivon Dedé, sensei Oscar Higachi, sensei Massaki, o sensei anfitrião Mario Panucci e Associação de Karatê Quissi (Sensei Moacir Quissi), Ourinhos (Sensei Adilson), Kanzen Karate (Sensei Batiá), Barra Sport (Sensei Marcelo Meire Campos), Kii Kuu Kai Ibirapuera (Sensei Paulo Daniel Vidal) e  muitos outros responsáveis pela divulgação e ensinamentos do karatê Wado nacional.  A Associação Kanzen de Karatê também esteve presente e devido ao ótimo desempenho recebemos elogios dos responsáveis da Wado. O nosso Karatê  é associado à Kanzen e foi representada por 5 atletas, Lucas Marques de Lázari categoria faixa marrom  a faixa preta adulto absoluto, Juliano Nogueira conquistou medalha de ouro na categoria de Kata (luta imaginária), Ivan Hiroaki Nagata bronze em kata e ouro em kumitê, Sandro Leticio de Almeida categoria veterano  faixa marrom  a preta absoluto, bronze em kata e bronze  em kumitê e Celio Santos categoria faixa preta Máster Open  medalha de ouro  em kata. Fomos com recursos próprios e de carro então foi apenas cinco atletas, mas tivemos um ótimo desempenho por se tratar de um evento nacional e de alto nível técnico,  subimos no pódio seis vezes e conquistamos 3 Títulos Brasileiro com Celio Faixa preta, Ivan faixa roxa e Juliano faixa amarela, estamos sendo visto em todas as competições, ganhando respeito e conquistando nosso espaço no cenário esportivo. Pois em todas as competições estamos entre os 4 melhores de suas respectivas categorias. Agradecemos a Associação Kanzen  e em especial o Shihan José Carlos Machado "Sensei Batiá", pois sempre tem nos ajudado e sem eles talvez fosse impossível nossas conquistas.
WADO CUP KARATE OPEN BRASIL - 09 DE AGOSTO - JAÚ SÃO PAULO

Lembrando do grande feito do mês de maio e começo de junho onde nosso karatê esteve no Campeonato Sulamericano em  30/05, no Ginásio do Ibirapuera, contou com vários países e se estendeu até domingo, 01/06 após três dias de muita agitação, lutas de alto nível e arquibancadas lotadas. Mais de 2.000 atletas passaram pelos 12 Kotos montados no tradicional Ginásio Mauro Pinheiro complexo do Ibirapuera. 



Atletas de 06 a 60 anos que misturaram lágrimas, suor, garra e muita determinação na busca por uma medalha, ou simplesmente movida por conquistas pessoais. E conquistamos Títulos inéditos  para o norte do Paraná onde o atleta Ivan Hiroaki Nagata ficou em 4º lugar, Celio Santos subiu ao pódio para receber a medalha de bronze e a atleta Maria Eduarda repetiu o feito e trouxeram duas medalhas de bronze do Campeonato Sulamericano de Karatê Interestilos . E continuamos nossos trabalhos e treinando firme pois temos mais um compromisso importante dessa vez será na cidade de Cascavel dia 30 de agosto onde estaremos participando da final do campeonato Paranaense de Karatê Interestilos e temos 11 atletas com chance de medalhas e trazer para nossa cidade mais títulos dessa vez de nível estadual. 














Finaliza o atleta e responsável da Equipe Celio Santos.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

KARATÊ E SEUS ENSCINAMENTO

O CAMINHO DAS MÃOS VAZIAS 

Havia em certa cidade havia um professor de Karatê muito famoso por 
suas exigências. Os alunos que com ele treinavam, sempre ganhavam 
alguma colocação nos diversos torneios que a Federação organizava. 
Apesar disso, o que mais havia nesse Dojô eram faixas brancas e alguns poucos 
Faixas Pretas.
Certa vez um aluno já desanimado pela rigidez dos treinamentos e pelas exigências 
do seu professor que, segundo seus pensamentos não recompensava seus 
esforços satisfatoriamente, resolveu parar com seu treinamento e abandonar o 
Karatê.
Entretanto, antes de abandonar os treinamentos, ele foi dar uma satisfação ao 
seu professor, haja vista que, pelo menos respeito, honestidade e fidelidade ele 
achava que tinha aprendido, durante os longos anos que ali praticara.
Então, como de costume, colocou seu Karatê-Gi e diante do seu professor começou a manifestar seus motivos de abandonar os treinamentos:
- Oss, Sensei! Resolvi que vou parar de praticar Karatê...
- Sim?
- Eu acho que não levo jeito para isso...
- Sim?
- Já faz vários anos que aqui estou e ainda não consegui galgar nenhuma graduação...
- Sim?
- Veja Sensei, já estou aqui a mais de quatro anos e ainda não sai da faixa branca!
- Sim!
- Sei que tenho muito o que aprender ainda, mas tenho ido aos torneios e tenho 
vencido muitos Karatekas bem mais graduados que eu, não falto as aulas, 
tenho estudado o Karatê e mesmo assim, continuo na faixa branca...!
- Sim?
- Então resolvi ir embora, vou procurar outra coisa na qual eu consiga evoluir.
- Sim... Se você vai mesmo embora, não esqueça de apanhar seus documentos e as 
fotos que tiramos todos juntos que estão na sua pasta arquivada no nosso escritório.
- Obrigado por tudo Sensei e até mais! Oss!!
Então o aluno fez uma profunda reverência ao seu professor e com o coração 
apertado dirigiu-se ao escritório e falou com a secretária:
- O Sensei mandou você entregar-me os documentos e fotos que estiverem na 
minha pasta.
Então a secretária entregou-lhe um envelope pardo e o aluno dirigiu-se ao 
vestiário para trocar de roupa quando, por curiosidade, resolveu olhar o que havia 
no envelope.
Quando ele abriu o envelope, seu coração quase parou. Juntamente com as fotos 
de seus colegas, momentos de alegria etc., lá encontravam-se seis certificados 
de graduação até a faixa marrom. Todos preenchidos com o seu nome, datados 
nas respectivas carências e devidamente assinados e registrados na Federação.
Nesse momento foi como se o chão e o céu se abrissem e ele compreendeu que a cor 
da faixa não significa nada e com os olhos cheios de lágrimas retornou ao Dojô, 
onde seu professor o recebeu como se nada houvesse acontecido, alinhando-se no 
lugar de sempre, mas agora de sua face resplandecia uma grande serenidade.
Durante algum tempo esse aluno ainda usou sua velha e já encardida Faixa 
Branca, tendo-a trocado pela Faixa Marrom apenas no momento de prestar 
exame para Faixa Preta junto a uma banca da Federação, onde foi aprovado 
com louvor.