KARATE - K1 - KICKBOXING - SUBMISSION - MMA

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

KARATÊ E SEUS ENCANTOS

 



MESTRES SUSUMU SUZUKI E TAKEO KIKUTAKE 


O Karate-Do Kii-Kuu-Kai Wado-Ryu foi introduzido no Brasil pelos Mestres Susumu Suzuki e Mestre Takeo Kikutake em 1977. O Mestre Suzuki, chegou em solo brasileiro em 1975 a convite da Wado-Kai do Brasil onde assumiu a Diretoria Técnica e a Coordenação Geral de Arbitragem dessa entidade.
Quando da sua estada no Japão, o Mestre Suzuki era estudante na Universidade Rissou, onde praticava karatedo Wado-ryu com o Mestre Hironori Otsuka II, filho do fundador do estilo. Suas aulas eram também supervisionadas pelo Grande Mestre Hironori Otsuka (fundador do estilo).
Mestre Suzuki, além de ter sido um exímio competidor, sagrando-se campeão em diversos torneios no Japão, foi também capitão da equipa japonesa de caratê. Com relação a sua evolução técnica, chegou a receber o título de Professor Internacional e Árbitro Japonês de caratê (WUKO, hoje WKF).
Quando da visita do Presidente da WUKO, em 1976, ao Brasil, nomeou os três primeiros professores a representar essa entidade no Brasil e América do Sul: Mestre Susumu Suzuki (Wado-Ryu),Mestre Takeo Kikutake (Shotokan) e Kenichi Shioda (Shito Ryu). Nessa época, o Brasil era filiado à IAKF - "International Amateur Karate-Do Federation" com sede nos Estados Unidos. As regras de competições eram baseadas nesse sistema.
No Brasil, Mestre Susumu Suzuki esteve à frente da diretoria técnica da Wado-Kai do Brasil até 1976, quando, por motivos particulares se afastou dessa entidade e fundou junto com o Mestre Takeo Kikutake a KII-KUU-KAI (Escola do Karate e da Flor "Tatibana", signifcando Paz e Harmonia) com o propósito de resgatar uma forma de wado-ryu autêntica aos moldes do que se treina na matriz, no Japão. Também, tinha o objetivo de exaltar em sua plenitude, o budô, transformando a Kii-Kuu-Kai em uma grande família.
O Mestre Susumu Suzuki elaborou um quadro técnico chamado "Kii-Kuu-Kai no Shiken" (Treinamento da Kii-Kuu-Kai ou Mãos e Pés da Kii-Kuu-Kai). Nesse quadro, introduziu uma série de treinamentos chamados de "Shadô", uma inovação a nível de Brasil e do Continente Americano, onde o praticante treina individualmente para Shiai e Jiyu-Kumite e o Yakusoku-Kumite, que seria a aplicação do Shadô em combate simulado, como é feito no Japão, que são técnicas avançadas, onde são utilizadas as esquivas do Jiu Jitsu. O ohyio kumite, no qual são levados em conta os treinamentos tradicionais, as técnicas do Shindo Yoshin Ryu Jiu Jitsu e as técnicas de caratê como um todo, sem deixar de ser fiel ao quadro técnico de origem, treinando-se também: Kihon, Kata, Kihon-Kumite, Shiai e Jiyu-Kumite.
Mestre Sussumu Suzuki veio a falecer em hokaiddo no ano de 1996,onde recebeu a visita de seu grande amigo Mestre Takeo Kikutake antes de seu falecimento e foi condecorado com o 10º Dan (Póstumo) devido ao esforço e serviços prestado ao caratê.
O Mestre Takeo Kikutake (8º Dan) após os funerais do Mestre Sussumu Suzuki retorna do Japão onde treinou especialização no Estilo Wadô Ryu com o Mestre Eiichi Eriguchi (Presidente da JKF-Wado Kai) e no seu retorno volta a ministrar aulas para um grupo seleto de alunos em sua Academia em Jaú no Interior de São Paulo
A Kii-Kuu-Kai difundiu o Wado-ryu por todo território nacional e alguns países da América do Sul através dos Professores graduados por essa associação.    















terça-feira, 17 de setembro de 2024

"KARATÊ E SEUS ENCANTOS"

 

A história do Karatê

Okinawa pertencia a China durante a dinastia Ming e o intercâmbio cultural foi inevitável. Após o final da dinastia Ming, Okinawa passa a ser dominada pelo Japão. Querendo evitar uma rebelião, os japoneses proíbem o uso de armas de fogo em Okinawa. A população começou a utilizar pés e mãos como forma de defesa, os mestres selecionavam os alunos e seus treinos eram secretos.

A repressão da elite japonesa era tão grande que foi comparada com a perseguição a capoeira no Brasil Imperial.

No séc. XIX com a liberação do uso de armas de fogo, a história do karatê muda, a partir daí, o karatê começa a ser praticado com enfoque em educação fisica e fundamentação espiritual, sendo introduzido como educação física em 1905.

O principal responsável por popularizar o karatê fora de Okinawa foi o mestre Gichin Funakoshi. Em 1916 fez a primeira demonstração pública, na cidade de Kyoto, em 1921 faz uma apresentação para Hiroshita, o futuro imperador do Japão. Em 1923, o mestre Funakoshi se muda para Tóquio com intuito de propagar o karatê no Japão, sempre buscando formar homens como cidadãos úteis a sociedade.

Após a derrota japonesa na 2ª Guerra Mundial, as forças Norte Americanas dominaram o Japão e proibiram a prática do karatê. Porém, alguns alunos de Funakoshi convenceram que o karatê era um esporte inofensivo, além disso, alguns soldados americanos estavam interessados em aprender aquela nova arte marcial. Assim com a imigração japonesa, o karatê se propagou pelo mundo ganhando adeptos de várias nações do mundo.

Por muito tempo o karatê foi disputado de forma amadora, sem o conceito de competição. Através dos anos e com mais adeptos praticando o esporte, o conceito de competição foi se incorporando e tornado a modalidade mais profissional. Assim, se difundindo ainda mais ao redor do mundo.


Em Joaquim Távora o Karate Tavorense começou a ser praticado em 1998, com o Professor Celio Santos naquela época , já faixa preta 1⁰ Dan, 

Porém, o Karate Tavorense começou efetivamente a ser difundido no início da década de 2000 ( 2002 ) onde começamos a competir  em campeonatos regionais , estaduais e nacionais.

O nosso Karatê Tavorense participou de Inúmeros campeonatos e conquistando medalhas em Campeonatos Mundial, Sul-americano Brasileiro Estadual e regionais de Karate. 

Atualmente, o Karate Tavorense encontra-se em evidência e muito bem representado a nível de Estadual e Nacional prova disso é o Atleta revelação Celso Ferreira de Almeida Neto sagrou-se Campeão Brasileiro de Karatê  que aconteceu nesse final de semana nos dias 12,13,14 e 15 de setembro no Complexo do Ibirapuera SP. Celso Neto é estudante da Escola Cívico Militar São Sebastião e Campeão Paranaense 2023 e atual Campeão Brasileiro  de Karatê 2024.  

O karatê Tavorense tem como principal objetivo ensinar, fundamentos de Karate, hierarquia,  respeito, auto controle,  associados com conceitos básicos de cidadania diretos e deveres, treinamento físico.

Nosso objetivo principal é formar Campeões Para a Vida através da prática do Karatê-Do trabalhamos a formação do caráter e como pessoas de nossas crianças e adolescentes. 

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

WADO KARATÊ TAVORENSE

 Momentos... 

Setembro 2024  

ACERTA-JT ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESPORTIVA RECREATIVA TAVORENSE. 

WADO KARATÊ TAVORENSE 
















































































































































































































































































































Dojo New Life - Wado Karatê Tavorense